Dia Nacional de Combate ao Fumo: os perigos do narguilé

29 de agosto de 2016

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Hoje em dia, não é difícil encontrar o cigarro oriental pelas ruas. E a falta de informação sobre os potenciais danos faz com que o narguilé seja aceito de uma forma passiva. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que ficar de 20 a 80 minutos em contato com narguilé, inalando sua fumaça, equivale a consumir 100 cigarros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, ao menos 212 mil pessoas fazem uso do narguilé.

Malefícios do narguilé

O que a maioria das pessoas não sabe é que o uso de narguilé pode trazer até mais malefícios do que o cigarro. Além de conter nicotina, ele leva mais de 4.700 substancias tóxicas em sua composição. Os problemas causados pelo narguilé são os mesmos do cigarro convencional, como: doenças cardíacas, enfisema pulmonar (doença crônica na qual os pulmões são gradualmente destruídos), câncer de pulmão e disfunção erétil.

ARTIGOS RELACIONADOS
Dose única contra a dengue: Butantan recebe aprovação da Anvisa

Dose única contra a dengue: Butantan recebe aprovação da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (26) a Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e a primeira do mundo contra a dengue em dose única.  

A liberação ocorre em meio ao aumento da circulação do vírus no País e reforça a urgência por estratégias mais eficazes de prevenção. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME