Engajar ou empoderar uma pessoa, seja em relação aos seus direitos, posição social ou seu corpo, é ensiná-la a caminhar com as próprias pernas e colocá-la em um caminho sem volta no qual ela se torna protagonista da sua própria história. Isso traz consequências, todas elas extremamente positivas. E no que se refere à saúde de cada um não é diferente.
Bem ou mal, somos os responsáveis
Para dimensionar o peso das escolhas cotidianas na nossa qualidade de vida é preciso destacar que 50% dos fatores que determinam nossa saúde estão relacionados ao estilo de vida e 20% ao ambiente em que vivemos. Apenas 30% deles estão ligados à genética ou falta de acesso ao sistema.
Como dormimos, comemos, nos exercitamos, trabalhamos, lidamos com o estresse, nossos vícios, tudo faz parte da construção no nosso perfil de saúde. Grande parte da prevenção e evolução de um tratamento não está atrelada somente à tecnologia médica, mas também à mudança de comportamento.
Para estimular uma postura cada vez mais crítica e consciente dos beneficiários em relação ao próprio bem-estar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou do projeto “Sua Saúde: Informe-se e Faça Boas Escolhas”.
Entenda onde o Projeto quer chegar
Inspirado em experiências como Slow Medicine, Talking to your Doctor (NIH/EUA), programa NHS Choices e Connecting to patients and people who use services, o projeto Sua Saúde conta com um grupo técnico exclusivo, além da parceria com 17 instituições, incluindo entidades médicas, acadêmicas e de apoio ao paciente.
O objetivo é melhorar o entendimento do usuário sobre seu papel na prevenção de doenças por meio da divulgação de informações relevantes. Com o tema ”Converse com seu médico ou profissional da saúde” , o primeiro material aborda a comunicação com o responsável pelo cuidado, fundamental na atenção ao paciente, capaz de aumentar a confiança e o bem-estar dele, além de potencializar os resultados do tratamento.
Entre os benefícios esperados, estão: a maior adesão do paciente ao tratamento; maior probabilidade de obtenção de bons resultados; a fidelização do paciente ao médico; a diminuição do risco de entendimento equivocado das prescrições e recomendações; e maior satisfação do profissional com sua prática clínica.
A iniciativa complementa outras ações da Agência voltadas à melhora da qualidade dos serviços na saúde suplementar, que abrangem cinco eixos: Oncologia (Projeto OncoRede); Cuidado ao Idoso (Projeto Idoso Bem Cuidado); Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME); Odontologia (Projeto Sorrir) e Atenção ao Parto e Nascimento (Parto Adequado).
Conheça os detalhes do Projeto Sua Saúde.