Nas últimas semanas, a cidade do Rio de Janeiro tem passado por uma epidemia de gripe, o que colocou outros estados em alerta. A situação inesperada ocorre num momento em que as hospitalizações e mortes por covid-19 estão em baixa.
O que causou a epidemia no Rio?
Acredita-se que a maior circulação de turistas no país, bem como o aumento de eventos e reuniões em ambientes fechados, pode ter facilitado a transmissão do vírus influenza, o causador da gripe. As medidas restritivas contra o coronavírus ajudavam, por tabela, a prevenir também essa doença.
Transmissão e sintomas da gripe
Assim como o coronavírus, o vírus influenza é transmitido por meio de gotículas que se formam ao uma pessoa infectada falar, tossir ou espirrar. Os sintomas da gripe podem incluir: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça. Vômito e diarreia são mais comuns em crianças.
https://segurosinteligentes.com.br/portalrh/gripe-e-coronavirus/
Existem grupos de risco para gripe?
Sim. A gripe pode ser uma doença perigosa principalmente para crianças com menos de 5 anos, pessoas com 65 anos ou mais, grávidas e pessoas com comorbidade (como diabetes, HIV ou AIDS, asma e doenças cardíacas).
E agora, tenho gripe ou covid?
Os sintomas da gripe são similares aos da covid-19, por essa razão, a maneira mais segura de diferenciar as infecções e ter um diagnóstico é com a realização de exames como a pesquisa de antígeno (teste rápido) ou o RT-PCR.
Como prevenir?
Formas graves de ambas as doenças podem ser prevenidas com vacinação. As vacinas da gripe e da covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea, ou seja, sem a necessidade de intervalo entre os imunizantes.