FAP 2024 poderá ser consultado a partir de 30 de setembro

27 de setembro de 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o FAP para o ano de 2024 será divulgado no dia 30 de setembro de 2023. A partir dessa data, serão disponibilizadas as seguintes informações:

  • Os róis dos percentis de frequência, gravidade e custo, por Subclasse da CNAE, calculados em 2023, considerando informações dos bancos de dados da previdência social relativas a 2021 e 2022;
  • O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) calculado em 2023 e vigente em 2024, junto com as ordens de frequência, gravidade, custo e demais elementos que possibilitem verificar o desempenho dentro da sua Subclasse da CNAE.

Como consultar o FAP

As informações do Fator Acidentário de Prevenção poderão ser acessadas no site fap.dataprev.gov.br. O sistema para as empresas consultarem o fator, bem como apresentarem contestação e recursos ao FAP, agora é realizado pelo GOV.BR e não mais pela senha de serviços previdenciários cadastrada na Receita Federal.

A nova aplicação está disponível desde dezembro de 2022 e inclui as vigências anteriores, visto que a base de dados é única. Maiores informações podem ser obtidas no manual para acesso ao sistema e em www.acesso.gov.br/faq.

Nota: os valores do FAP de todos os estabelecimentos serão de conhecimento restrito mediante senha pessoal ou certificado digital.

A importância do FAP

O FAP, ou Fator Acidentário de Prevenção, é um indicador importante para as empresas que buscam manter um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários. Ele é calculado anualmente e leva em consideração o histórico de acidentes e doenças ocupacionais na empresa. Assim, aquelas que fizeram uma boa gestão da segurança e saúde ocupacional podem economizar, pagando metade do imposto.

A divulgação do FAP é uma oportunidade para que as empresas avaliem seus programas de prevenção e segurança no trabalho e façam ajustes, se necessário. Além disso, é uma chance de planejar os custos relacionados a acidentes e doenças ocupacionais no próximo ano.

Como sua empresa pode gerenciar o FAP e economizar

Prazo de contestação do FAP

As empresas podem solicitar a revisão do FAP caso sejam identificadas inconsistências no cálculo publicado. Durante o período de apuração, pode ocorrer variações nos dados de afastamentos e acidentes de trabalho, por isso a conta costuma ter divergências. Com a contestação, as empresas têm a possibilidade de diminuir o FAP e, consequentemente, economizar dinheiro.

De acordo com a Portaria Interministerial, as contestações devem ser enviadas por formulário eletrônico disponível no sistema, entre os dias 1 e 30 de novembro de 2023.

Se a sua empresa não possui um programa estruturado de gestão e monitoramento do FAP, a Acrisure pode te ajudar! Fazemos o acompanhamento diário das variáveis que compõem a fórmula do Fator, além da nossa experiência nos casos de contestação do índice. Conte com a gente para ajudar na exclusão de custos indevidos!

ARTIGOS RELACIONADOS
Lei nº 15.288/2025: orientação sobre INSS passa a ser dever dos hospitais

Lei nº 15.288/2025: orientação sobre INSS passa a ser dever dos hospitais

A Lei nº 15.288/2025 determina que hospitais e serviços de saúde informem os pacientes sobre seus direitos junto ao INSS, especialmente quando houver necessidade de afastamento do trabalho por motivo de doença, acidente ou internação prolongada. 

Na prática, isso significa que o paciente deve sair do atendimento sabendo que pode ter direito a benefícios previdenciários, como auxílio-doença, e onde buscar essa informação. 

Reforma Tributária e FAP: o que muda (e o que não muda) para as empresas

Reforma Tributária e FAP: o que muda (e o que não muda) para as empresas

A Reforma Tributária, recentemente regulamentada e em fase de implementação no Brasil, promove uma reestruturação profunda na tributação sobre o consumo. O novo modelo substitui tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pelo Imposto Seletivo, com o objetivo de tornar o sistema mais simples, transparente e integrado entre os entes federativos. 

Gestão de afastados em 2026: um tema que pede visão, dados e cuidado

Gestão de afastados em 2026: um tema que pede visão, dados e cuidado

O encerramento de 2025 deixou claro que a gestão de afastados não pode mais ser tratada como um tema operacional ou pontual. Em 2026, esse assunto ganha ainda mais relevância diante do avanço dos afastamentos por saúde mental, do crescimento das doenças crônicas e da pressão contínua sobre os custos assistenciais. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME