Apesar de ser uma infecção viral comum, a influenza (gripe) pode evoluir para quadros graves e ser fatal, especialmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa. Por isso a vacinação é tão importante.
Anualmente, o Ministério da Saúde promove campanhas de imunização contra a gripe. A vacina protege contra os três tipos de vírus influenza: A, B e C. Este último causa apenas infecções respiratórias brandas, já os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, como a H1N1 e H3N2.
Em época de pandemia de Covid-19 e aumento dos casos de gripe, é importante saber as similaridades e diferenças entre as doenças para evitar a desinformação. A infectologista Naiane Lomes respondeu as principais dúvidas sobre o assunto. Continue lendo!
Gripe e Covid-19 são transmitidas da mesma forma?
Sim. Ambas se espalham por gotículas de saliva ou muco de infectados, principalmente por meio de tosse e espirros — ou ao passar a mão contaminada em olhos, nariz e boca. A diferença é que os períodos de incubação não são iguais. Enquanto a Covid-19 leva até 14 dias para gerar sintomas, a gripe se manifesta cerca de quatro dias após a infecção.
Além disso, o coronavírus é considerado mais contagioso. Estima-se que cada portador passa a doença para dois a quatro indivíduos, enquanto que a influenza é transmitida para 1,4-1,6.
Saiba como diferenciar os sintomas da Covid-19, da gripe e do resfriado.
Posso ter Covid-19 e gripe ao mesmo tempo?
Sim, é possível adquirir as duas infecções ao mesmo tempo. Os sintomas das doenças são similares, portanto, é necessário realizar os testes diagnósticos para diferenciar.
A vacina da gripe protege de alguma forma contra a Covid-19?
Não, ela é capaz de prevenir e diminuir complicações graves da gripe somente.
A vacina da gripe aumenta o risco de contrair Covid-19?
Não, a vacina contra a gripe nunca esteve associada ao maior risco de adquirir outras infecções respiratórias.
Tive contato com caso suspeito de Covid-19, posso receber a vacina da gripe?
É recomendável que você aguarde o período de quarentena (14 dias) terminar para, então, sair de casa e se vacinar. Dessa forma, você reduz o risco de transmitir a Covid-19 para outras pessoas.
Posso me vacinar contra a gripe se estiver com suspeita ou confirmação de Covid-19?
Infecções leves a moderadas não têm contraindicação para a vacina. Entretanto, é preciso aguardar o término do período de transmissibilidade (10 dias) para sair de casa.
Posso tomar a vacina contra gripe e contra Covid-19 ao mesmo tempo?
Sim. Após testes de segurança, a comunidade científica permitiu a vacinação simultânea, ou seja, as vacinas da gripe e da covid-19 podem ser administradas sem a necessidade de intervalo entre os imunizantes.
Houve poucos casos de Influenza. Devo me vacinar mesmo assim?
Sim, a vacinação não deve ser adiada. O número de casos pode variar consideravelmente em pouco tempo e, ao ser imunizado, o organismo leva ao menos duas semanas para produzir anticorpos protetores.
Posso adquirir Influenza por meio da vacina?
A vacina é composta por vírus inativado, portanto, não é capaz de gerar a doença no indivíduo.
Quais os efeitos colaterais mais comuns da vacina da gripe?
Dor no local da aplicação, dores no corpo, dor de cabeça e febre baixa são os mais comuns.
Também pode interessar:
Comorbidades que agravam risco de complicações da Covid-19
Qual máscara usar na pandemia: as industriais ou as caseiras?