Inatividade e preguiça

18 de abril de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ócio, quando bem administrado, pode ser favorável à saúde. Uma pessoa adulta necessita, em média, de sete a nove horas diárias de sono. Mas a inatividade constante pode favorecer o isolamento, prejudicando a vida pessoal e profissional. A falta de energia constante também pode indicar falta de nutrientes no organismo ou patologias como depressão, narcolepsia ou síndrome da fadiga crônica. Então, caso sinta que a preguiça está passando do normal, procure um médico. Nem toda preguiça é sinal de doença, mas algumas pessoas, quando doentes, apresentam preguiça entre seus sintomas.

Sono pós-refeição

Quando comemos, a quantidade de nutrientes no sangue aumenta. Em paralelo, o estômago produz o suco gástrico durante a digestão. Esses processos reduzem o fluxo sanguíneo cerebral e fazem com que o cérebro trabalhe em um ritmo mais lento, gerando a moleza pós-refeição, o que é normal. Alimentos com excesso de açúcar também diminuem o estado de alerta no cérebro.

Xô preguiça!

A preguiça é um processo de ócio, moleza. Já a inatividade é a impossibilidade de agir. Um exemplo claro da inatividade é o sedentarismo, que pode gerar vários problemas à saúde, principalmente relacionados a doenças cardiovasculares. A prática de exercícios físicos faz com que o corpo produza hormônios como endorfina e adrenalina, que proporcionam a sensação de bem-estar e auxiliam na disposição. Uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, também aumenta a energia no corpo, assim como alimentos ricos em vitamina C.

ARTIGOS RELACIONADOS
Como as vacinas realmente funcionam?

Como as vacinas realmente funcionam?

Vacinas são desenvolvidas de diferentes formas, depois de identificado qual o antígeno. O importante é que o imunizante não cause a doença.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME