Indicação de beneficiários no seguro de vida

14 de março de 2018

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O seguro de vida é um benefício oferecido por muitas empresas, mas que não recebe tanta atenção por parte dos segurados. Isso porque alguns deles nem chegam a identificar seus beneficiários em caso de sinistro. Claro que ninguém quer passar por uma situação em que seja preciso acionar o seguro de vida, mas indicar corretamente os beneficiários pode evitar problemas e tornar mais prático e rápido o pagamento do seguro em caso de necessidade.

Na ausência da indicação de um beneficiário ou se, por algum motivo, a indicação não for válida, o capital segurado é pago 50% para o cônjuge não separado judicialmente. O restante é divido entre os herdeiros, obedecendo a ordem da vocação hereditária. Na ausência desses, o seguro será pago a quem provar que a morte do segurado privou seus meios de subsistência.

Uma situação muito comum é, no caso da morte do titular do seguro, se não tiver a indicação de um beneficiário documentada, se ele era casado, mas não se separou judicialmente, é o ex-cônjuge que se torna o primeiro favorecido, ficando com 50% do valor do seguro. O restante é dividido entre os herdeiros diretos.

Mesmo existindo uma união estável com um novo companheiro, este só irá receber o valor, se o segurado estiver separado legalmente do primeiro casamento e se tiver indicado o companheiro da atual união como beneficiário. Se essas duas condições não forem atendidas, a indenização é paga ao ex-cônjuge, que recebe o capital segurado simplesmente pela separação não ter sido oficializada legalmente.

Lembrando que é direito do segurado alterar a indicação dos beneficiários do seu seguro de vida junto à seguradora a qualquer momento e sem nenhum tipo de custo. Se seu seguro de vida é oferecido pela empresa, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos. Não deixe de indicar os beneficiários do seu seguro.

ARTIGOS RELACIONADOS
Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou, na última sexta-feira (5/12), a incorporação da primeira cirurgia robótica do Brasil no Rol de Procedimento e Eventos em Saúde.  

A prostatectomia radical assistida por robô terá cobertura obrigatória por planos de saúde do país, a partir de abril de 2026. 

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

O Brasil é o país mais expressivo emocionalmente em plataformas corporativas, segundo estudo do Bitrix24. Curtidas, sorrisos e emojis não são apenas diversão: eles vêm mudando a forma como equipes se comunicam, fortalecem conexões e ajudam a transmitir empatia no dia a dia das empresas. 

O levantamento mostra que 72% dos profissionais se sentem mais reconhecidos em ambientes que estimulam o uso de emojis, GIFs e reações – um indicativo de que a comunicação corporativa está se tornando mais emocional, multimodal e alinhada aos hábitos digitais da força de trabalho. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME