Precisamos falar da inteligência artificial na rotina corporativa

23 de maio de 2023

Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, muito se fala sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas e a carreira dos profissionais. Agora, os números comprovaram as percepções. 

Uma recente pesquisa da Universidade de Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), instituições referência em tecnologia, apontou que o uso da inteligência artificial generativa (como é o caso do ChatGPT) pode aumentar a produtividade em até 14%.

De acordo com os dados, funcionários novos na função a ser realizada concluíram as atividades 35% mais rápido com o uso da IA em comparação com aqueles que não tiveram o suporte da tecnologia. 

O uso da inteligência artificial na rotina corporativa

 

O estudo também mostrou que o uso da inteligência artificial melhora a satisfação dos clientes com o serviço, o que faz os funcionários ficarem mais tempo em seus cargos, diminuindo a rotatividade. É por tais benefícios que mais de 75% das empresas já buscam implementar inteligência artificial em seus negócios, como mostrou outro estudo, feito pelo Fórum Econômico Mundial. 

Segundo o levantamento, treinamentos sobre inteligência artificial e big data devem ser priorizados por quase metade (42%) das empresas nos próximos cinco anos.  

Mais facilidade para o setor de Recursos Humanos

 

Os avanços em robótica e Inteligência Artificial (IA) estão impulsionando a fronteira da capacidade das máquinas em todas as facetas dos negócios e da vida. No RH não é diferente. 

A tecnologia passou a ser aplicada com eficiência em direções que não achávamos antes possível, como na análise comportamental, nos processos de recrutamento e admissão, além da gestão de benefícios e gestão de saúde.

O big data, por exemplo, com sua gama de dados gerenciais, possibilita uma visão profunda da saúde organizacional, favorecendo o desenvolvimento de programas de bem-estar e suporte aos colaboradores. Existem ferramentas que já facilitam a compreensão do momento atual, como as desenvolvidas pela Oktuz. Elas oferecem uma visão sistêmica ao RH, o que torna possível antecipar situações e avistar desvios nos processos ideais para, então, agir rapidamente.

Autonomia nos processos 

Com processos mais assertivos, descentralizados e integrados, o RH pode se colocar na vanguarda e contribuir para o alcance de metas da organização. Esses profissionais podem pensar no futuro, olhar para fora e antecipar demandas que impactariam os negócios, além de endereçar essas questões internamente, com autonomia, para que a empresa tenha sustentabilidade a longo prazo.

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