Janeiro Branco: mês da Saúde Mental

09 de janeiro de 2017

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco tem colocado a Saúde Mental em evidência. Assim como o corpo, nossa mente também fica doente. E os números assustam: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida.

O movimento promove palestras, rodas de conversa, informativos, entre outras ações por todo o país, com o objetivo de incentivar a prevenção e promover compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Problema de 1 trilhão de dólares

Uma pesquisa de 2016 revelou que a depressão e a ansiedade causaram uma perda anual de aproximadamente US$ 1 trilhão na economia mundial. Grande parte deste custo está relacionado a mortes ou casos de invalidez provocados por doenças mentais, que poderiam ser evitadas se o tema recebesse mais atenção, afirma o médico Shekhar Saxena, da OMS.

Também pode te interessar:

Qual é a estratégia de gestão da saúde mental na sua empresa?
5 alimentos indicados para janeiro

De acordo com o estudo, o investimento em prevenção e tratamentos resultaria numa melhora de 5% na produtividade da população, além de adicionar 43 milhões de anos saudáveis à vida das pessoas até 2030 – equivalente a cerca de US$ 310 bilhões na economia global.

A saúde mental dos colaboradores

Apesar dos problemas de saúde mental ainda serem tratados como tabu, muitas organizações já adotam medidas para melhorar a experiência dos colaboradores e oferecer suporte, como biofeedback, palestras, oficinas de meditação, orientação e quick massage.

São inúmeras as iniciativas que podem ser promovidas, contudo, é preciso entender o cenário atual da empresa, mapear riscos e traçar um plano de ação que considere as necessidades dos funcionários e da organização, sendo capaz de melhorar o clima organizacional, reduzir custos com assistência médica, diminuir o absenteísmo, além de aumentar a produtividade e retenção de talentos.

A conscientização é imprescindível para diminuir o preconceito, e o mês de janeiro não foi uma escolha aleatória: ele representa, culturalmente, um período de renovação e mudança. Janeiro Branco é um convite para pensarmos a respeito da importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no LinkedIn.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME