Pandemia: lidando com exageros

02 de março de 2022

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, podemos começar a fazer planos e sonhar com um mundo pós-pandemia. Entretanto, é preciso ter cautela. Não só o coronavírus segue entre nós, como os efeitos da pandemia em nosso psicológico continuam incertos.

Olhar para trás

Ao analisar acontecimentos anteriores, especialistas preveem que o futuro pode ser de exageros, porque quando o ser humano vive um período de limitações impostas, existe a tendência de compensação.

Após o controle da covid-19, pessoas podem sentir o desejo de recompensar as restrições da pandemia com consumo desenfreado e a busca pelo prazer sexual. O medo “do que vai ser amanhã?” também tende a influenciar comportamentos daqui para frente.

Como encarar o futuro?

Com essas questões em mente, é preciso ter consciência dos seus limites para evitar exageros. Aqui vão algumas dicas:

  • O medo pode aumentar exageradamente a percepção de risco e, em vez de proteger, paralisa. Procure distinguir o que é possibilidade de probabilidade.
  • Evite comportamentos “8 ou 80”. Reações emocionais e comportamentais extremas, em geral, acarretam problemas sociais, familiares e profissionais.
  • Faça o que te faz bem. Tenha uma rotina, pratique exercícios, alimente-se de forma saudável, mantenha contato com amigos e realize atividades de lazer.
  • Sempre que a ansiedade, o medo ou outros problemas de natureza mental impedirem que você viva sua vida, procure ajuda de um psicólogo.
ARTIGOS RELACIONADOS
Como as vacinas realmente funcionam?

Como as vacinas realmente funcionam?

Vacinas são desenvolvidas de diferentes formas, depois de identificado qual o antígeno. O importante é que o imunizante não cause a doença.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME