Apresentado durante o Consumer Electronics Show (CES), o aparentemente comum smartphone Changhong H2 surpreende ao colocar nas mãos do usuário o poder de descobrir quantas calorias uma fruta tem e até mesmo a porcentagem de gordura corporal de alguém.
Tudo isso é possível porque dentro do dispositivo existe um espectrômetro infravermelho que mede as propriedades da luz, reconhecendo as cores. O sensor funciona por meio de aplicativos que detectam composições químicas específicas. Hoje existem dois deles disponíveis, um é capaz de medir a quantidade de açúcar nas frutas e o outro, ao apontar o sensor para os bíceps, identifica a porcentagem de gordura corporal no organismo.
Os benefícios nutricionais dessa tecnologia vão desde selecionar os melhores alimentos para manter a dieta em dia, até auxiliar diabéticos a evitarem frutas com muito açúcar que, neste caso podem colocar a saúde deles em risco. Por enquanto o aparelho está disponível apenas na China, mas a empresa presente expandir sua atuação e também as funcionalidades do sensor.