O que você precisa saber: direitos dos acompanhantes

09 de fevereiro de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Durante a internação, o plano de saúde permite que crianças e adolescentes menores de 18 anos, idosos a partir de 60 anos, portadores de necessidade especiais e gestantes no trabalho de parto, parto e pós-parto permaneçam com acompanhantes no quarto, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A presença do acompanhante só pode ser restringida quando a condição do paciente não a permitir, durante procedimentos cirúrgicos, com exceção do parto, quando não recomendada pelo médico ou em caso de internação em Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

As despesas dos acompanhantes são cobertas de acordo com o que é praticado pelo prestador de serviço. Ou seja, se o Hospital A oferece três refeições diárias aos acompanhantes de seus beneficiários e o Hospital B fornece apenas uma refeição, a operadora terá que custear exatamente o que é oferecido pelo prestador, já que é ele que determina sua política de acompanhantes de todos os seus clientes, independente da operadora de saúde.

Essa regra vale tanto para refeições, quanto para outros serviços e taxas relacionadas à permanência do acompanhante na unidade de internação. A cobrança de taxas relacionadas à presença de acompanhante deve ser negociada entre prestador de serviço e operadora de saúde, não pode ser repassada ao beneficiário. Cobranças indevidas devem ser informadas à ANS.

ARTIGOS RELACIONADOS
Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

A partir da sanção da Lei nº 15.222/2025, em 29 de setembro, o período de internação da mãe ou do recém-nascido não será mais descontado da licença-maternidade. Agora, em casos de hospitalização superior a 14 dias, o início da contagem dos 120 dias de afastamento passa a valer apenas após a alta hospitalar, considerando a data mais tardia entre mãe e bebê.  

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

O ano de 2025 trouxe avanços e contradições ao mercado de trabalho. De um lado, setores como tecnologia, saúde, energia renovável e infraestrutura ampliaram contratações. De outro, empresas enfrentam uma crise de engajamento, refletida em desmotivação, absenteísmo e rotatividade elevada. 

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME