Operadoras de saúde devem seguir as novas regras financeiras da ANS

04 de janeiro de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A fim de aprimorar o plano de contas e monitoramento econômico-financeiro das operadoras de planos de saúde, na última semana a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a revisão das normas contábeis do setor.

Além de otimizar a organização das informações prestadas pelas operadoras, a Resolução Normativa nº 418 faz com que os planos de contas das operadoras reflitam melhor as operações efetuadas no mercado regulado, tornando possível análises econômico-financeiras mais profundas.

E para garantir que essas empresas façam aplicações financeiras mais seguras, a Agência também aprimorou a RN nº 392 com a publicação da RN nº 419, que atua nas regras de aceitação, vinculação, movimentação e diversificação dos ativos.

Agora, as operadoras terão que administrar os recursos financeiros, captados de empresas e pessoas físicas por meio das mensalidades dos planos de saúde, obedecendo uma série de provisões técnicas, reconhecendo o montante de despesas assistenciais com as quais devem arcar e ativos que possam sustentar tais necessidades.

As alterações acompanham a recente resolução 4.444 do Conselho Monetário Nacional (CMN) referente à aplicação dos recursos das reservas técnicas das seguradoras, que devem preservar a segurança, liquidez e rentabilidade de seus investimentos a fim de garantir o atendimento aos seus segurados.

Confira as novas condições da RN nº418 e da RN nº 419.

ARTIGOS RELACIONADOS
Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

O ano de 2025 trouxe avanços e contradições ao mercado de trabalho. De um lado, setores como tecnologia, saúde, energia renovável e infraestrutura ampliaram contratações. De outro, empresas enfrentam uma crise de engajamento, refletida em desmotivação, absenteísmo e rotatividade elevada. 

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

Nos últimos anos, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – deixou de ser apenas uma pauta de sustentabilidade para se tornar um pilar nas relações de trabalho.  

Atualmente, o tema começa a ganhar espaço nas negociações sindicais e acordos coletivos, exigindo que os departamentos de Recursos Humanos atuem de forma mais proativa e alinhada às novas demandas sociais. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME