A ANS acaba de divulgar o Relatório Estatístico e Analítico 2017 sobre o atendimento das ouvidorias dos planos de saúde. A publicação traz os dados enviados pelas operadoras e apresenta as principais demandas dos beneficiários e os prazos de resposta.
Das 1.216 ouvidorias cadastradas, 1.001 enviaram relatórios, em cumprimento à RN 323/13, que determina que as operadoras devem tanto ter estruturas de ouvidoria, como o enviar o REA.
Foram registradas 523.001 manifestações nas operadoras avaliadas, que juntas totalizam 65.3 milhões de beneficiários. Uma taxa geral igual a 8,0 – oito demandas para cada grupo de 1.000 beneficiários. Somente 30% das ouvidorias receberam pedidos de reanálise, serviço disponibilizado aos beneficiários em 2016 para recorrer das decisões das operadoras.
Apesar das reclamações ainda liderarem as demandas (41,6%), esse índice reduziu 17% quando comparado a 2015. Essa informação comprova os resultados positivos da recente pesquisa do IESS, em parceria com o Ibope: os beneficiários estão mais satisfeitos com seus planos.
Prazo de resposta
As operadoras têm sete dias úteis para responder a solicitação do beneficiário. O prazo foi determinado pela RN 323/13, não podendo passar de 30 dias úteis mesmo em caso de acordo. Caso contrário, as operadoras são multadas. No último ano, 92% das demandas foram concluídas dentro do prazo.
O REA 2017 completo está disponível no site da ANS.