Planos de saúde cobrem cirurgias plásticas?

22 de outubro de 2024

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Em geral, planos de saúde não cobrem cirurgias plásticas. Mas há exceções para procedimentos indicados por razões médicas.

Cirurgias plásticas com indicação médica

Cirurgias plásticas indicadas por motivos de saúde têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida, corrigir deformidades ou tratar condições causadas por acidentes e doenças congênitas.

Nesses casos, os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento, desde que solicitado e justificado por um médico.

Exemplos de cirurgias que podem ser cobertas:

  • Cirurgia bariátrica: Indicada para obesidade mórbida, ajuda a tratar condições como diabetes, hipertensão e apneia do sono.
  • Mamoplastia redutora: Para pessoas com seios excessivamente grandes que sofrem com dores nas costas, ombros e problemas respiratórios.
  • Rinoplastia reparadora: Corrige problemas respiratórios causados por desvio de septo.
  • Abdominoplastia pós-bariátrica: Remove o excesso de pele que pode causar infecções e dificuldades de mobilidade após a cirurgia bariátrica.
  • Blefaroplastia: Indicada quando o excesso de pele nas pálpebras prejudica a visão.

O que o plano de saúde não cobre?

Procedimentos puramente estéticos, sem impacto na saúde, como implante capilar, lipoaspiração e preenchimentos faciais, não são cobertos pelos planos de saúde.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define quais procedimentos são obrigatoriamente cobertos pelos planos de saúde por meio do Rol de Procedimentos, que é atualizado regularmente para incorporar novas tecnologias e tratamentos.

Os critérios para que um procedimento seja incluído no Rol da ANS são rigorosos. São avaliados o impacto na saúde pública, a comprovação científica de resultados, a relação custo-benefício e a demanda social, garantindo que apenas tratamentos com real benefício à saúde sejam incorporados à lista de coberturas obrigatórias.

ARTIGOS RELACIONADOS
Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou, na última sexta-feira (5/12), a incorporação da primeira cirurgia robótica do Brasil no Rol de Procedimento e Eventos em Saúde.  

A prostatectomia radical assistida por robô terá cobertura obrigatória por planos de saúde do país, a partir de abril de 2026. 

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

O Brasil é o país mais expressivo emocionalmente em plataformas corporativas, segundo estudo do Bitrix24. Curtidas, sorrisos e emojis não são apenas diversão: eles vêm mudando a forma como equipes se comunicam, fortalecem conexões e ajudam a transmitir empatia no dia a dia das empresas. 

O levantamento mostra que 72% dos profissionais se sentem mais reconhecidos em ambientes que estimulam o uso de emojis, GIFs e reações – um indicativo de que a comunicação corporativa está se tornando mais emocional, multimodal e alinhada aos hábitos digitais da força de trabalho. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME