Plano de saúde deve realizar exames toxicológicos?

08 de junho de 2016

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Com a adesão da obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas que renovarão ou mudarão a categoria da Carteira Nacional de Habilitação para C, D ou E, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), muitas dúvidas estão surgindo sobre a cobertura do procedimento pelos planos de saúde.

O exame toxicológico, que é feito por meio da extração de um fio de cabelo do paciente e detecta o uso de sustâncias presente em drogas como maconha, cocaína, opiáceos, heroína e anfetaminas, consumidas até 90 dias antes do teste, não faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Dessa forma, os planos de saúde não têm obrigatoriedade de oferecer esse tipo de procedimento aos seus beneficiários.

Vale ressaltar que o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) possui laboratórios particulares credenciados em cada região. Procure o posto de atendimento do DETRAN mais próximo e se informe sobre a sua cidade.

ARTIGOS RELACIONADOS
Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

O Brasil é o país mais expressivo emocionalmente em plataformas corporativas, segundo estudo do Bitrix24. Curtidas, sorrisos e emojis não são apenas diversão: eles vêm mudando a forma como equipes se comunicam, fortalecem conexões e ajudam a transmitir empatia no dia a dia das empresas. 

O levantamento mostra que 72% dos profissionais se sentem mais reconhecidos em ambientes que estimulam o uso de emojis, GIFs e reações – um indicativo de que a comunicação corporativa está se tornando mais emocional, multimodal e alinhada aos hábitos digitais da força de trabalho. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME