Planos de saúde cobrem vacina de febre amarela?

18 de fevereiro de 2018

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com o aumento dos casos de febre amarela no país, a procura pela vacina também cresceu. E uma dúvida cada vez mais frequente de quem quer evitar as filas nos postos de saúde é se os planos de saúde cobrem a vacina contra a doença.

Os planos de saúde não são obrigados a cobrir vacinas. Isso porque programas de imunização não fazem parte do Rol de procedimentos obrigatórios, determinado pela ANS. Mas existem exceções. Alguns planos cobrem a vacinação na rede credenciada e outros oferecem reembolso ou descontos em prestadores particulares. Por se tratar de uma cobertura adicional, ela está relacionada ao tipo de plano contratado.

Devido à grande procura, alguns prestadores da rede credenciada podem estar temporariamente sem estoque da vacina. Por isso, não deixe de confirmar previamente se há disponibilidade. Uma outra opção é procurar uma clínica particular e depois solicitar o reembolso. Lembre-se que o reembolso será pago de acordo com as condições contratuais do seu plano.

Vacinar a população é uma das obrigações de saúde pública, exercida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde. E apesar das filas que existem nos postos de saúde de alguns bairros, o governo garante que há doses para todos. Inclusive, a vacina fracionada foi adotada como uma estratégia para garantir a imunização segura de toda a população. Por isso, se você não conseguir se vacinar pelo plano, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa.

E o tratamento para febre amarela?

Oferecer a vacina não é obrigatório, mas o tratamento sim, e é garantido pelo rol da ANS. Os beneficiários que tiverem suspeita da doença ou forem infectados pelo vírus da febre amarela têm direito a consultas eletivas, atendimentos de urgência e emergência, exames e internações hospitalares, se necessários, em unidades de terapia intensiva, tudo coberto pelo plano de saúde.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a operadora do seu plano para verificar as coberturas do seu contrato ou fale direto com a ANS.

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