A poluição do solo é um dos riscos ambientais mais imprevisíveis. Diversas atuações podem provocar este incidente, trazendo consequências, muitas vezes, irreparáveis para o meio ambiente.
Sendo assim, é importante conhecer os riscos para que este prejuízo seja evitado. Ao longo do artigo, separamos alguns tipos de poluição para entender quais atividades trazem este impacto ambiental.
O que é a poluição do solo?
A poluição acontece devido ao contato de resíduos tóxicos com o solo. Dependendo do acidente, a substância pode penetrar nos lençóis freáticos, trazendo riscos para a saúde dos moradores da região.
Além disso, diversos componentes químicos, quando utilizados em larga escala, trazem inúmeros reflexos negativos: perda da fertilidade, desequilíbrio ecológico, liberação de gases poluentes, contaminação da água, entre outros problemas.
Tipos de poluição do solo e atividades expostas à este risco
No caso das empresas existem dois tipos de poluição aos quais é preciso maior atenção. Nas duas situações se faz necessário um gerenciamento de riscos para evitar que a companhia sofra multas e processos judiciais diante da comprovação de contaminação ambiental.
Poluição difusa
Acontece em grandes territórios e se espalha pela água, solo ou ar. Defensivos agrícolas, como herbicidas e inseticidas, não só afastam as pragas, mas também causam contaminação quando usados sem que haja controle.
Atividades industriais também podem provocar este tipo de poluição. Metais pesados e componentes químicos, caso descartados inadequadamente, poluem de forma bastante agressiva o local onde foi despejado.
Poluição pontual
Este tipo de situação acontece por motivos específicos em regiões onde é fácil ter dimensão da área contaminada. Acidentes envolvendo tombamento de cargas ou a falta de uma destinação correta para os lixos tóxicos (baterias, pilhas, componentes eletrônicos, entre outros) podem ocasionar poluições deste tipo.
Quais são os efeitos da poluição do solo?
As consequências impactam diretamente na qualidade de vida. Quando os poluentes são depositados no solo saudável, existem inúmeras possibilidades de contaminação: água, alimentos, saneamento básico, fauna e flora da região, daí em diante.
Impactos ambientais
Além disso, alterações no meio ambiente poderão acontecer. Como resultado da poluição, existe a liberação de gases tóxicos capazes de deixar a chuva do local mais ácida (o que também influencia a qualidade de vida).
Decomposição
Existem materiais que podem levar milhares de anos para se degradar completamente. Sendo assim, é fundamental que as empresas tenham um programa de prevenção aos riscos ambientais, principalmente as organizações que atuam com o meio ambiente: agronegócios, fábricas, indústrias, mineradoras, entre outras.
É possível evitar os riscos de poluição do solo?
Sim, é possível. Por aqui, falamos sobre algumas medidas que podem ser adotadas pelas companhias para evitar os impactos ambientais. No entanto, é preciso ter em mente que, mesmo com diversas ações de prevenção, é possível acontecer uma poluição acidental. Diante disso, se faz necessário um suporte a mais.
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental
Ter um seguro para danos ambientais resguarda a companhia de multas e demais punições que podem ser aplicadas judicialmente em casos de acidentes. As coberturas deste serviço envolvem custos e despesas com limpeza do local afetado, danos corporais e materiais, entre outras funções.
Convidamos você a conhecer melhor este produto, sobretudo se a sua empresa se enquadra dentro dos riscos ambientais. Confira nosso artigo abaixo.