Portabilidade de carência chega aos planos empresariais

29 de maio de 2019

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A partir do mês de junho, usuários de planos de saúde empresariais também poderão fazer a portabilidade da carência dos seus contratos. Em dezembro do ano passado, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou uma normativa sobre o tema – entre as novas regras está a extensão do direito aos beneficiários dos planos coletivos empresariais e a retirada da exigência da chamada “janela” (prazo para exercer a troca de plano).

A normativa da ANS também exclui a exigência de compatibilidade de cobertura entre planos. Neste caso, o consumidor cumpre carência apenas para as coberturas extras.

Para a ANS, essas mudanças trazem mais dinâmica para o setor, já que os planos empresariais representam quase 70% do mercado, e incentivam a concorrência entre as operadoras.

Para realizar a portabilidade de carências, o beneficiário deve consultar os planos compatíveis com o atual. As novas regras deixam de exigir – a partir de agora – a compatibilidade de cobertura, mas mantêm a exigência de compatibilidade de preço para a maior parte dos casos.

 
ARTIGOS RELACIONADOS
ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

Nos últimos anos, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – deixou de ser apenas uma pauta de sustentabilidade para se tornar um pilar nas relações de trabalho.  

Atualmente, o tema começa a ganhar espaço nas negociações sindicais e acordos coletivos, exigindo que os departamentos de Recursos Humanos atuem de forma mais proativa e alinhada às novas demandas sociais. 

Lei amplia crédito consignado para trabalhadores do setor privado

Lei amplia crédito consignado para trabalhadores do setor privado

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME