Portabilidade na Previdência Privada: entenda a nova regra

27 de fevereiro de 2025

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), em conjunto com a Receita Federal (RFB) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), publicou uma nova diretriz para facilitar a portabilidade de plano na previdência privada. A regra, divulgada em 18 de fevereiro de 2025 no Diário Oficial da União, promete mais transparência e agilidade para os participantes.

Agora, em qualquer transferência de plano, a entidade de origem deve enviar os prazos de acumulação para a de destino. Há um tempo específico para esse repasse: dependendo do tipo de plano, as instituições terão entre 5 e 10 dias úteis.

Caso a empresa de origem não disponha das informações necessárias, a normativa permite que a nova gestora utilize a data de adesão do participante ao novo plano. Também será possível que o próprio segurado apresente documentos que comprovem seu histórico de contribuição.

Mudança na escolha do regime de tributação da previdência

A nova norma para a troca de plano na previdência privada atende às alterações trazidas pela Lei nº 14.803/2024, que modificou o momento da escolha do regime de tributação (regressivo ou progressivo).

Antes, o participante escolhia o regime no momento da adesão ao plano. Agora, a decisão ocorre apenas no resgate dos saldos ou no pedido do benefício.

Como a previdência é de longo prazo, essa escolha pode levar anos. Por isso, os prazos de acumulação devem acompanhar o participante em todas as transferências, independentemente do regime tributário.

COMO ERA ANTESCOMO É AGORA
A entidade de origem enviava os prazos de acumulação se o participante optasse pelo regime regressivo.A transferência de informações é obrigatória em todos os casos de portabilidade.
O regime de tributação era escolhido logo após a adesão ao plano.O participante pode definir a tributação no momento do resgate ou no requerimento do benefício.

A nova regulamentação, segundo Alessandro Octaviani, superintendente da Susep, eleva a segurança e a transparência para participantes e entidades de previdência complementar. Com a padronização do envio de informações, a portabilidade se torna mais simples, permitindo que o participante tome decisões mais informadas sobre seu futuro.

Leia também: Previdência Privada está entre os benefícios mais desejados

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

O ano de 2025 trouxe avanços e contradições ao mercado de trabalho. De um lado, setores como tecnologia, saúde, energia renovável e infraestrutura ampliaram contratações. De outro, empresas enfrentam uma crise de engajamento, refletida em desmotivação, absenteísmo e rotatividade elevada. 

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

Nos últimos anos, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – deixou de ser apenas uma pauta de sustentabilidade para se tornar um pilar nas relações de trabalho.  

Atualmente, o tema começa a ganhar espaço nas negociações sindicais e acordos coletivos, exigindo que os departamentos de Recursos Humanos atuem de forma mais proativa e alinhada às novas demandas sociais. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME