Se você não conseguiu atingir todas as metas colocadas para este ano, não desanime. Estudos realizados pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, revelam que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir todas as promessas de fim de ano. Mas segundo o pesquisador Rory Vaden, o importante é começar. Se você conseguir colocar em prática seus novos objetivos nos primeiros 30 dias do ano, as chances de manter novos hábitos triplicam.
Cuidado com a lista
Quanto mais metas, maior a dificuldade de cumprir todas elas. Mudar hábitos exige muita dedicação e foco, principalmente no começo. Para fazer mais de uma mudança ao mesmo tempo, fica mais fácil se elas estiverem alinhadas, por exemplo: começar a praticar atividades físicas e mudar os hábitos alimentares.
Metas reais
A maioria das frustrações acontecem porque as pessoas criam metas quase impossíveis de serem realizadas. Não conseguir cumprir as promessas para o ano novo pode gerar desmotivação e afetar negativamente outros aspectos da sua vida. Por isso, analise suas condições antes de começar. Se for preciso, tente alcançar o objetivo mais tranquilo primeiro e vá aumentando o desafio ao longo dos meses. Isso também é uma forma de se motivar.
Não se culpe
Entender que é preciso mudar já é motivo para se orgulhar. Por mais que exista uma série de desafios a serem cumpridos, quando são realizados com otimismo, as chances de darem certo é maior. Então, sempre reserve um momento na semana ou no mês para relembrar seu progresso. Não pense que ainda falta muito, mas veja o que você já conquistou até o momento. Uma dica importante: fique perto de pessoas que te façam bem e que, se possível, tenham objetivos parecidos com os seus. Isso vai te motivar e aumentar ainda mais as chances de você atingir suas metas.