Qual a idade limite para manter os filhos no plano de saúde?

26 de janeiro de 2017

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O plano de saúde é o benefício mais valorizado pelos colaboradores, principalmente quando os filhos podem usufruir do serviço, garantindo segurança para a toda da família. Porém, a dúvida mais comum entre os pais é: até quando é possível manter os filhos como dependentes no plano de saúde?

Tudo depende do contrato firmado entre empresa e operadora

Para efeitos fiscais de imposto de renda, a Receita Federal considera que filhos ou enteados são dependentes do plano de saúde até completarem 21 anos, e em qualquer idade desde que portadores de necessidades especiais.

Os planos de saúde têm seguido os mesmos limites indicados acima, aceitando também como dependentes os filhos que estejam cursando ensino superior ou técnico de segundo grau até os 24 anos. Porém, podem existir regras diferentes conforme o tipo de contrato negociado, como nos planos coletivos empresariais e coletivos por adesão.

Também pode te interessar:

ANS amplia regras para portabilidade de carência

Você conhece o impacto das fraudes nos planos e seguros?

Como a inclusão de dependentes em planos coletivos empresariais ou coletivos por adesão é uma condição contratual não obrigatória, a continuidade como dependentes destes planos segue, no primeiro caso, a política da empresa, e no segundo, o que foi negociado entre contratante/estipulante e operadora.

Assim, o ideal é que os titulares procurem sempre se informar sobre as regras acerca dos filhos dependentes em planos de saúde, sejam eles coletivos empresariais ou coletivos por adesão. Para os planos coletivos empresariais, procure o setor de Recursos Humanos da sua empresa; já nos planos coletivos por adesão, procure pela pessoa jurídica contratante ou a administradora de benefícios do seu plano. No caso dos planos individuais e familiares, as regras para a inclusão e manutenção de dependentes são de conhecimento do titular desde a contratação.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no LinkedIn.

ARTIGOS RELACIONADOS
ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

Nos últimos anos, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – deixou de ser apenas uma pauta de sustentabilidade para se tornar um pilar nas relações de trabalho.  

Atualmente, o tema começa a ganhar espaço nas negociações sindicais e acordos coletivos, exigindo que os departamentos de Recursos Humanos atuem de forma mais proativa e alinhada às novas demandas sociais. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME