Devido ao avanço da Covid-19, as empresas tiveram que lidar com a queda brusca na demanda, medidas restritivas de circulação de pessoas e suspensão de alguns serviços. O cenário levou às companhias a um patamar elevado de endividamento, e a recuperação dos negócios provavelmente será vista somente em 2021.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a proporção de pequenos empresários que buscou crédito entre abril e maio cresceu em 8 pontos percentuais. No entanto, 86% desses empreendedores não conseguiram o empréstimo ou ainda têm seus pedidos em análise.
Desde o início de março, apenas 14% das solicitações tiveram o auxílio liberado. Ao mesmo tempo que os pedidos de recuperação judicial aumentaram 46,3%, entre março e abril.
Proteger a rentabilidade em situações de fragilidade econômica é fundamental, e um grande aliado para isso é o seguro de crédito. Além de garantir a continuidade dos negócios diante do risco de inadimplência e insolvência de seus clientes em suas vendas a prazo, o seguro garante que as dívidas de suas faturas serão pagas.
Como funciona o Seguro de Crédito
O seguro pode ser contratado por pessoas jurídicas para vendas a prazo no mercado interno e externo. A cobertura é definida para substituir garantias complicadas, reduzir o risco de concentração em clientes maiores e os custos de cobrança. De modo que o balanço estará protegido contra grandes perdas e a empresa terá respaldo para a criação de programas de financiamento mais atrativos.
Os segurados podem reivindicar perdas relacionadas à Covid-19 se não houver violação das cláusulas estipuladas. Caso não seja excluída, a cobertura não considera a causa subjacente da perda, somente a causa imediata: inadimplência ou o não pagamento.
Embora crises como a pandemia do coronavírus sejam difíceis de prever, o seguro é pensado para qualquer empresa que venda a prazo para outras companhias ou quer expandir os negócios por meio dos seus clientes atuais, entrar em novos mercados e ter uma condição que a diferencie dos concorrentes.
Quais são as opções de apólice:
- Whole Turnover: Cobre as vendas para todos os clientes em uma única apólice;
- Single Buyer: Apólice específica para cobrir um cliente com grande concentração;
- Selected Buyers: Programa desenhado para cobrir o segmento de maior risco;
- Top Up Cover: A apólice de seguros entra em excesso a outras garantias.
Vamos conversar? O que é imprevisível para você, não é para nós. Os consultores da It’sSeg são especialistas em desenvolver soluções para fortalecer a gestão de riscos das empresas.
Acompanhe nosso LinkedIn e fique por dentro das novidades no Portal RE!