Entenda os principais riscos reputacionais para as empresas

08 de dezembro de 2022

Uma boa reputação corporativa pode levar anos para ser construída. Mas, caso a organização não tenha uma gestão de riscos adequada, a empresa pode ter sérios danos.

Vazamento de dados, processos trabalhistas, corrupção e desastres ambientais, por exemplo, são episódios que desgastam a imagem da companhia.

O que são os riscos reputacionais?

O risco reputacional é representado por todos os eventos com capacidade de manchar a percepção da empresa diante do mercado. Por isso, é fundamental que a organização tenha uma postura ética, responsável, honesta e transparente.

No entanto, toda essa conduta precisa ser seguida por diretores, gestores, funcionários, equipes terceirizadas e até mesmo pelos investidores. Isso ajuda com que a companhia tenha uma reputação respeitável.

Imagem e Reputação: Quais as diferenças?

A reputação da empresa pode ser entendida como algo a longo prazo. Episódios pontuais de danos corporativos não causam, necessariamente, prejuízos reputacionais. Porém, as frequentes exposições negativas da marca na mídia podem manchar a reputação da companhia.

Já a imagem é a forma como a organização está sendo vista atualmente pelo mercado. Ou seja, nem sempre uma empresa com uma boa imagem tem uma boa reputação (e vice versa). 

Sua empresa corre algum risco reputacional?

De acordo com o levantamento da companhia PwC, os danos reputacionais estão entre as principais preocupações dos líderes de empresas. No ranking também aparecem escândalos éticos, ameaças cibernéticas e mudanças no comportamento do consumidor: todos os tópicos ligados à reputação da organização. 

Por isso, é importante compreender quais os riscos sua empresa está mais exposta para conseguir evitá-los. Entre os principais danos à reputação, podemos citar:

Ética e integridade

Neste tópico estão os eventos de corrupção, fraudes, desvios ou subornos. Na maioria dos casos, são questões ligadas a gestores e lideranças das organizações. Sendo assim, escândalos deste tipo podem até mesmo impactar os investidores da empresa.

Produtos e serviços

Aqui podemos citar a queda na qualidade dos produtos ou até falhas graves que trazem riscos à saúde e ao meio ambiente. Ocorrências provocadas por erros de fiscalização interna ou externa que causam riscos envolvendo terceiros também estão ligados a este tipo de dano reputacional. 

Segurança

Toda empresa movimenta informações de clientes, por isso, a segurança virtual é fundamental para evitar um evento de ataque cibernético. Neste caso, o vazamento de dados ou vulnerabilidades que permitam invasões digitais aos sistemas da companhia podem causar danos reputacionais.

Social 

A interação entre uma marca e seus consumidores, mesmo quando não ocorre por meio de seus produtos e serviços, pode afetar a reputação da companhia. Dessa forma, saber posicionar sua empresa socialmente, seja pelas mídias ou pelo contato pessoal, é muito importante para garantir estabilidade reputacional.

Posicionamento 

Ainda no gancho social, outro exemplo relevante é conhecer as causas as quais sua empresa se envolve. À medida que pautas como igualdade e representatividade ganham espaço, o posicionamento da sua organização também se torna ainda mais necessário.

Como se prevenir dos riscos reputacionais? 

Monitorar periodicamente a reputação da sua empresa evita crises de imagem e cria maior estabilidade para sua marca. Seja estratégico e entenda sua organização para elaborar cada passo no caso de uma crise. 

Valorizar o ESG também é fundamental. A sigla tem tratado de assuntos importantíssimos, seja em questões ambientais, sociais ou de governança para cada segmento empresarial.

Seguro para danos reputacionais 

Empresas podem sofrer com riscos antes, durante ou depois da prestação de um serviço ou oferta de um produto. Também existem leis que obrigam as companhias a assumir a responsabilidade por danos causados por seus produtos ou na prestação de serviços a terceiros.

Por isso, com o Seguro de Responsabilidade Civil Geral sua organização pode contar com a proteção reputacional em todas as vertentes. Existem apólices com coberturas para modalidades básicas até contratos mais elaboradas abrangendo diversos riscos.

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