Saúde Emocional no Trabalho: Estratégias integradas para impactos sustentáveis

16 de maio de 2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Mesmo com o crescente interesse das organizações em abordar temas de bem-estar, ainda é comum surgirem dúvidas sobre como conduzir ações internas de forma efetiva dentro deste assunto.

Por mais que a empresa ofereça diversos benefícios voltados à saúde, se não tiver um direcionamento estratégico e estruturado, a maturidade da organização nessa área provavelmente será sempre superficial.

Na It’sSeg, apostamos em uma abordagem integrada, que alinha as iniciativas aos objetivos organizacionais. Dessa forma, conseguimos evitar ações fragmentadas e desconexas.

O programa de saúde emocional que propomos atua em 8 frentes diferentes. Gostaria de destacar três delas que considero particularmente relevantes:

  • Mapeamento dos riscos psicossociais

Você já ouviu falar que a mudança começa de dentro para fora? É importante reconhecer que alguns traços da própria dinâmica organizacional podem estar afetando o bem-estar da equipe.

Aspectos como estilo de liderança autoritário, expectativas irrealistas de desempenho, falta de suporte e comunicação, competição excessiva entre a equipe e desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, geram um ambiente de trabalho que leva as pessoas a adoecerem.

Identifique e avalie quais aspectos estão gerando mais estresse, ansiedade, burnout e outros problemas emocionais na sua empresa, como carga de trabalho excessiva, falta de autonomia e reconhecimento, rigidez em relação a flexibilidade de horários e situações de assédio.

Ao analisar esses fatores, conseguimos dimensionar os principais pontos que precisam ser melhorados e mensurar se houve melhora efetiva nas condições de trabalho que impactam a saúde emocional.

 

  • Capacitação da equipe de Recursos Humanos

Os profissionais de RH têm papel central na implementação de políticas relacionadas ao bem-estar, como licenças, benefícios e protocolos de emergência.

Além disso, eles são, muitas vezes, o primeiro ponto de contato quando as pessoas precisam de ajuda ou têm dúvidas relacionadas à saúde. De forma que precisam saber como acolher e orientar os gestores e colaboradores.

Defina políticas e procedimentos claros. Ao estar preparado sobre o tema, o RH pode atuar como agente transformador, promovendo uma cultura organizacional mais empática e proativa.

 

  • Preparação da liderança

A empresa precisa ter políticas e diretrizes bem definidas, que sejam amplamente comunicadas e compreendidas por toda a organização. E os líderes devem saber aplicar as políticas de forma prática.

Os gestores têm um papel fundamental na promoção da saúde mental dos colaboradores. A forma como se relacionam, dão feedback, lidam com conflitos e estresse impacta diretamente o bem-estar da equipe.

Quando os líderes não compreendem essa influência, eles podem acabar gerando um ambiente emocionalmente inseguro, com excesso de pressão e falta de apoio. Por isso, é importante capacitá-los sobre gestão de pessoas, inteligência emocional e suporte à saúde.

Eles devem saber reconhecer sinais de sofrimento e como agir de forma apropriada. Sem esse alinhamento, as melhores iniciativas correm o risco de se tornarem apenas ações pontuais e ineficazes.

Não haverá transformações instantâneas

A melhoria dos indicadores relacionados à saúde emocional não acontece da noite para o dia, mas sim de forma gradual e contínua. Esse desenvolvimento requer acompanhamento constante e uma análise cuidadosa dos aspectos que precisam ser aprimorados.

A nossa equipe pode ajudar os profissionais de RH a organizarem e potencializarem os recursos que a empresa já possui. No entanto, o resultado será diretamente impactado pelo comprometimento das áreas envolvidas, além de uma mudança genuína na cultura de saúde da organização.

› Artigo escrito por

WALLACE DE SOUZA
Coordenador de promoção de saúde na It’sSeg

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