Notícias envolvendo inundações e alagamentos são muito comuns durante estações chuvosas, como o verão. Contudo, segundo especialistas, a frequência e intensidade das chuvas devem aumentar, devido às mudanças climáticas. E como o sistema de drenagem das cidades não é projetado para dar conta desses fenômenos, o que era uma tragédia que acontecia de tempos em tempos se tornará algo recorrente.
Em um caso que marcou o noticiário nacional, as chuvas ocorridas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2022 causaram perdas materiais e humanas, no que foi considerada a maior catástrofe natural da história do município.
Em consequência dos fortes temporais, as empresas atingidas na cidade carioca tiveram um prejuízo de R$ 665 milhões, além de relatarem impacto nas vendas, na produção e nas áreas administrativas, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
A conclusão a que se chega são duas: a primeira é que quando você pensa na continuidade dos seus negócios, é aconselhável incluir um plano de resposta a emergências. Já a segunda é que os seguros contra fenômenos da natureza podem ser onerosos, mas os custos mensais de uma cobertura especializada são bem menores que o prejuízo gerado pela perda do patrimônio.
Dicas para estruturar um plano de resposta a emergências
Listamos os principais pontos de atenção para minimizar os riscos à segurança da sua empresa e das pessoas em caso de eventos climáticos, como enchentes. Confira:
1. Avalie o grau de risco do seu estabelecimento
O quanto sua empresa está exposta a possíveis eventos climáticos? Qual a topografia do entorno e histórico de ocorrências de enchentes na região, por exemplo? Existem medidas de contenção que protejam seu patrimônio e a vida de funcionários e clientes?
2. Implemente medidas preventivas
Prepare sua empresa para sobreviver a inundações e alagamentos. Imagine o pior cenário para implementar medidas preventivas com antecedência.
3. Estabeleça procedimentos para emergências
Crie um plano para comunicar rapidamente sua equipe e as autoridades públicas sobre o incidente, além de seus treinar os funcionários para garantir que eles saibam o que fazer neste momento e se mantenham em segurança.
Como funciona o seguro contra eventos da natureza?
Para uma empresa proteger seu patrimônio de catástrofes naturais, o ideal é fazer um Seguro Patrimonial. O produto tem a finalidade prevenir ou reduzir danos aos bens materiais de uma organização, a fim de garantir a continuidade dos negócios.
Além da cobertura básica que inclui incêndio, explosão e queda de raio, algumas seguradoras oferecem coberturas complementares para alagamentos, inundações, desmoronamentos, vendavais, granizo, queimadas em zonas rurais, danos a equipamentos, entre outras.
Em caso de um incidente grave, como desmoronamento, a empresa aciona o seguro e recebe a indenização pelas perdas, conforme estabelecido em contrato.
Conheça os benefícios do Seguro Patrimonial da It’sSeg
- Inspeção nos locais sem cobrança adicional para identificar possíveis danos causados antes da contratação do seguro;
- Consultoria independentemente do fechamento do seguro – laudo antecipado para que a seguradora tenha aceitação melhor da apólice;
- Equipe de Engenharia própria que faz a inspeção e analisa os riscos aos quais a empresa está exposta, com o objetivo de direcioná-la para as coberturas mais adequadas às particularidades do negócio;
- Assistência 24h em caso de sinistro (cobertura adicional para sua empresa e para você).