Seguro contra enchentes e inundações: É hora de considerar essa proteção

07 de novembro de 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Baseado no texto Flood Insurance: What’s All the Hoopla?, de Acrisure

Especialistas do setor de seguros estimam que 82% das perdas financeiras globais causadas por inundações, entre 2011 e 2020, não foram seguradas. Vale lembrar que este tipo de ocorrência é uma das mais comuns no Brasil, além de ser devastadora em termos patrimoniais.

No entanto, existe um seguro projetado especificamente para ajudar a cobrir prejuízos de enchentes. O produto oferece proteção financeira para residências, pessoas e ampara danos aos negócios.

Mas antes de entrar neste assunto de seguro, é preciso entender a realidade das inundações no Brasil, para termos discernimento do quão expostos a este risco nós estamos.

“Brasil é um dos 15 países do mundo com a maior população exposta ao risco de inundação”

A afirmação consta em um relatório da ONU que documenta, anualmente, catástrofes naturais. A pesquisa aponta também que a América Latina e o Caribe tiveram prejuízos de 1 bilhão de dólares com 12 enchentes entre 2000 e 2019.

No Brasil tem sido comum vermos inundações mais frequentes e graves em lugares que normalmente inundam, bem como em locais que historicamente não enfrentam este problema. Tempestades, como as que ocorreram no último final de semana na capital paulista, são uma das principais causas de perdas por enchentes.

Em outro caso que marcou o país, as chuvas ocorridas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2022, causaram perdas materiais e humanas sendo considerada a maior catástrofe natural da história do município.

Como consequência dos temporais, as empresas atingidas na cidade carioca tiveram um prejuízo de R$ 665 milhões, além de relatarem impacto nas vendas, na produção e nas áreas administrativas, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O resultado final é que as inundações quase sempre são imprevisíveis 

Embora seja possível prever o clima, principalmente quando fortes chuvas se aproximam de determinado local, os rastros deixados por ela são, na maioria das vezes, incalculáveis. 

É possível se preparar para esse tipo de situação, bem como entender as formas de se proteger financeiramente, sobretudo se você está em uma área de alto risco. 

Por que o seguro contra inundações pode ser importante para empresas?

Para uma empresa proteger seu patrimônio de catástrofes naturais, o ideal é fazer um Seguro Patrimonial. O produto tem o objetivo de prevenir ou reduzir danos aos bens materiais de uma organização, garantindo a continuidade dos negócios.

Além da cobertura básica que inclui incêndio, explosão e queda de raio, algumas seguradoras oferecem coberturas complementares para alagamentos, inundações, desmoronamentos, vendavais, granizo, queimadas em zonas rurais, danos a equipamentos, entre outras.

Em caso de um incidente grave, como desmoronamento, a empresa aciona o seguro e recebe a indenização pelas perdas, conforme estabelecido em contrato.

É importante salientar que, embora você possa conseguir um seguro contra inundações em algumas áreas, pode ser difícil obtê-lo em locais com muitas chances desse evento acontecer. Antes de decidir, é importante pedir ajuda de um especialista em seguros. Fale com nossa equipe de consultores!

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME