Seguro de faturamento: Alternativa de garantia para sua safra

29 de maio de 2023

A atual instabilidade do mercado agrícola é algo que tem tirado o sono de muitos produtores. Afinal, a produção no campo sofre influência de vários fatores, entre eles as relações econômicas nacionais e internacionais e, acima de tudo, das condições climáticas. É aí que o seguro torna-se um investimento ainda mais relevante.

Instabilidade do agronegócio 
 

A alta dos custos de produção, que vão desde os insumos até o combustível, é apenas uma das preocupações recentes do produtor que está investindo em milho de 2ª e até 3ª safra. A atenção às condições climáticas, o respeito à janela de plantio, o manejo de pragas cada vez mais problemáticas e a incerteza quanto ao preço do cereal no mercado futuro são pontos que colocam o fabricante para pensar sobre a rentabilidade de todos estes investimentos. É claro que o planejado e a melhor das perspectivas é aquela onde tudo corre dentro do esperado. Mas precisamos ser realistas e prever possíveis dificuldades durante o ciclo produtivo. Precisamos estar preparados para uma possível “quebra” na safra por conta de alguma intempérie climática. É necessário estar atento, também, às variações do mercado que podem ocorrer diante das diversas perspectivas. Pensando justamente nesta produção e no faturamento de cada safra que te pergunto: você já ouviu falar em um seguro específico para faturamento? Sabe como funciona esta modalidade? Continue sua leitura e conheça mais sobre mais essa opção para sua lavoura.  

Como funciona o seguro de faturamento? 

 

Diante de tanta insegurança e dúvidas quanto à produção agrícola em um mercado imprevisível como nunca visto antes, com insumos e produtos de preços super instáveis, é preciso que o produtor e a produtora se informem sobre as incontáveis possibilidades que eles têm para garantir a segurança de seu investimento.

Diferentemente do seguro agrícola de custeio ou produtividade, o seguro de faturamento cobre as perdas na produção agrícola decorrentes de eventos climáticos adversos e também de quedas nos preços. Assim sendo, este produto é uma modalidade em que o agricultor recebe uma indenização da seguradora diante dessas situações.

Desta forma, mesmo se houver perda de produtividade e/ou redução de preço da saca no mercado, o produtor terá garantido parte do valor esperado pela venda da safra, mantendo a possibilidade de a atividade ser sustentada. Vale ressaltar que este tipo de seguro destina-se à produção de soja, milho, trigo, arroz, cevada, canola, feijão, amendoim, cana-de-açúcar, algodão, girassol e café.

Apólice 
 

Para definição dos termos da apólice, é feita uma projeção do faturamento esperado a partir do preço base da saca e da produtividade planejada. Já o faturamento garantido pelo seguro depende da porcentagem de cobertura contratada e do rendimento esperado na área. A partir daí, define-se qual será o mínimo (faturamento garantido) que o produtor obterá naquela safra. No caso de o faturamento da safra produzida não atingir o esperado, o agricultor é indenizado pela seguradora com o valor da diferença do faturado em relação ao garantido pelo seguro.  

Mas como fazer uma projeção de faturamento em tempos tão instáveis? 

 

A instabilidade do mercado é uma realidade. Você, produtor e produtora, pode até ficar receoso de contratar um seguro que utilize o preço base da saca a fim de determinar a apólice do seguro e o faturamento esperado, não é mesmo?

Você pode estar pensando: mas e se eu calcular o valor do faturamento esperado com o valor da saca atual e houver uma grande variação deste preço até o fim da safra? É pensando neste tipo de situação que as seguradoras possibilitam fazer o endosso da apólice, ou seja, alterar o contrato original para ajustar o preço previsto inicialmente às expectativas de mercado.

Esta possibilidade gera muito mais tranquilidade ao produtor para fazer seus investimentos, mesmo que com uma grande variação no preço dos insumos. Para prevenção contra eventos inesperados que possam comprometer a produção, o seguro é o melhor investimento de toda a safra.

Lembre-se: a lavoura bem conduzida e as altas produtividades são resultados de muita dedicação, tempo, dinheiro e conhecimento investidos durante todo um ciclo. Não deixe esse investimento à mercê de variáveis tão imprevisíveis como o clima e mercado. Assegure-se como puder e conte com uma ajuda especializada para isso!

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME