Seguro E&O: entenda como funciona e por que é importante

30 de julho de 2020

O seguro E&O, também chamado de Responsabilidade Civil Profissional, tem como objetivo proteger o segurado contra danos e prejuízos causados por falhas no exercício da profissão; resultantes de fatos inesperados, imprevisíveis e acidentais.

Em qualquer profissão, estamos sujeitos a cometer erros. E se esses erros eventuais são prejudiciais para uma empresa, quando se trata de profissionais liberais podem ser ainda mais custosos para os negócios. Por essa razão, o seguro ganhou tamanha importância, uma vez que permite a continuidade da operação sem que as despesas com indenização e custos processuais impactem o capital do profissional ou o fluxo de caixa da empresa.

A seguir, explicamos por quem o seguro E&O pode ser contratado e como funciona a sua apólice. Continue lendo!

Como funciona o seguro

O seguro E&O pode ser contratado tanto por pessoa física quanto jurídica para proteger profissionais liberais contra reclamações geradas por erros e omissões nos serviços prestados.

Na prática, o risco é transferido para uma apólice de seguros. A seguradora, quando acionada, ressarce os danos ocasionados a terceiros. Os erros podem acontecer por negligência, imprudência, imperícia ou qualquer outro tipo de falha.

O valor da apólice, em geral, costuma ser acessível. Contudo, por se tratar de um tema amplo, no momento da contratação é preciso avaliar as especificidades da profissão. Somente uma análise minuciosa dos potenciais riscos chegará na melhor cobertura para cada caso, protegendo o patrimônio do segurado.

Quem pode contratar e quais danos são cobertos

O seguro E&O se consolidou principalmente nas áreas de engenharia, direito, saúde, contabilidade e empresas credenciadas de vistoria (ECV). Mas existe uma variedade de profissionais que podem se proteger, como: arquitetos, administradores, auditores, agências de viagem, dentistas, profissionais de TI, consultores, escolas e professores.

Consequentemente, a cobertura prevista em contrato também pode ser bastante abrangente. Veja alguns exemplos:

  • Falhas de supervisão ou erros de gestão (no caso de pessoas jurídicas em relação ao exercício da profissão pela pessoa física a ela vinculada, por contrato ou CLT);
  • Violação de direitos autorais;
  • Perda, extravio, furto ou roubo de dados de clientes;
  • Quebra de sigilo profissional;
  • Especificações, registros ou informações incorretas;
  • Resultados abaixo do esperado;
  • Atraso nas entregas;
  • Perdas financeiras (inclusive lucros cessantes de terceiros, resultantes de ato danoso, cometido pelo segurado no exercício de suas atividades profissionais);
  • Danos materiais, corporais e morais a terceiros;
  • Despesas de defesa;
  • Atos desonestos de funcionários;
  • Gerenciamento de crise e custos com medidas para restituição de imagem;
  • Extensão para consultores e agentes subcontratados.

Esteja preparado para qualquer imprevisto

Tem coisas que você não controla. Aliamos nossa expertise em análise de riscos e domínio dos produtos disponíveis no mercado com a nossa inteligência em escolher o melhor. Estamos preparados para te ajudar a construir uma estratégia eficaz de gestão de riscos, com um seguro que protege a sua empresa e os profissionais.

Envie uma mensagem e nossos consultores terão prazer em explicar detalhadamente o Seguro E&O.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME