Seja para assegurar um contrato ou uma ação judicial, uma empresa precisa contar com algum tipo de garantia. Mas qual vale a pena contratar: Seguro Garantia ou Fiança Bancária?
Quando o assunto é a contratação de um serviço, é preciso analisar quais as vantagens cada modelo oferece e, nesse caso, o Seguro Garantia sai na frente. Aqui vamos falar um pouco mais sobre suas diferenças e vantagens em relação à fiança bancária.
Devo escolher Seguro Garantia ou Fiança Bancária?
Seja para garantir um contrato ou ação judicial, para participar de licitações ou garantir uma substituição ao depósito recursal, o Seguro Garantia é a alternativa que apresenta o melhor custo-benefício para os contratantes.
Ele funciona como uma garantia para empresas que participem de processos de licitação ou apresentem recursos em processos trabalhistas, etc. Porém, é preciso se certificar de que a seguradora tenha autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
A fiança bancária, por sua vez, é um contrato firmado com uma instituição financeira, que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), no qual figura como fiadora para garantir o cumprimento das obrigações acordadas entre credor e devedor. Em caso de descumprimento de alguma das cláusulas, é a instituição financeira que cobre os valores devidos.
No caso do Seguro Garantia, a empresa contratante paga uma mensalidade para a seguradora.
Vantagens do Seguro Garantia
Ambos possuem diferenças que precisam ser bem avaliadas antes da contratação. Porém, como já dissemos, o Seguro Garantia conta com benefícios que fazem desta uma opção favorita de muitas empresas.
Separamos algumas das principais vantagens do Seguro Garantia em relação a Fiança Bancária. Confira:
Processos mais ágeis
Entre as principais vantagens do Seguro Garantia está a agilidade nos processos. Enquanto o seguro garantia permite a realização de uma cotação via plataforma digital, que pode levar de alguns minutos até 2 dias, o prazo da Fiança Bancária pode variar entre 10 e 15 dias.
Taxas menores
Com um Seguro Garantia, é possível negociar coberturas (contanto que estejam de acordo com as normas da SUSEP), além de possuir taxas anuais menores, que podem chegar até 5%. Com a Fiança Bancária, a instituição financeira aplica taxas anuais sobre o valor e prazo da fiança, que varia de 4% a 8%.
Não compromete seu limite de crédito
Outra vantagem do Seguro Garantia é que, por ser feito com a seguradora, o limite de crédito da sua empresa não é comprometido. Já com a Fiança Bancária, parte do limite de crédito pode ser comprometido.
Maior liberdade para personalização
A cobertura prevista do Seguro Garantia é negociável, ou seja, é possível criar apólices feitas sob medida para atender a todas as necessidades, enquanto a Fiança Bancária segue rigorosamente o padrão estabelecido pela sua instituição financeira.
Maior prazo de vigência
Com o Seguro Garantia, o prazo de vigência previsto em contrato determina sua prorrogação automática, porém a apólice pode ser alterada ao longo do uso do serviço. Para quem opta pela Fiança Bancária, normalmente o prazo de vigência é de 1 ano, sem a possibilidade de prorrogação.