Novas profissões, novos riscos: Seguro RC oferece cobertura para profissionais emergentes?

27 de abril de 2023

É bem provável que nos últimos tempos você já tenha escutado o nome de alguma profissão que não existia 10 anos atrás. Isso acontece, pois durante a pandemia, muitos profissionais precisaram trabalhar de forma independente ou se adaptarem às novas habilidades exigidas pelo mercado.

Esse movimento ocasionou a aparição de novas profissões, também conhecidas como profissões emergentes.

 

Setor da tecnologia no foco das profissões emergentes

Boa parte dos cargos que surgiram recentemente estão ligados à área da tecnologia, como mostra o relatório do LinkedIn lançado no início de 2023. A pesquisa teve como base os últimos cinco anos e levou em consideração as tendências que definiram o mercado de trabalho neste período.

Nas primeiras posições do ranking aparecem cargos como analista de privacidade, especialista em cibersegurança, engenheiro de dados, entre outros. Ou seja, profissões relativamente recentes se comparamos com o cenário de 10 anos atrás.

 

E quanto aos riscos dessas profissões?

Independentemente do segmento, todas as profissões possuem seus compromissos que se tornam ainda mais sólidos quando envolvem pessoas ou empresas. Em outras palavras, caso esses profissionais cometam algum erro na prestação de seus serviços, poderão responder judicialmente.

Pegando como base o cenário tecnológico, podemos citar o exemplo de um analista de privacidade que, por equívoco, expõe os dados pessoais de seus clientes para outras pessoas. Ou então o caso de um especialista de cibersegurança que deixa escapar uma vulnerabilidade digital da empresa, permitindo com que hackers invadam o sistema da organização mais facilmente.

 

Profissionais emergentes podem ser processados?

Qualquer profissional que cause danos a outro indivíduo ou companhia durante o exercício de sua atividade pode ser processado. Com isso, nasce a Responsabilidade Civil como a obrigação de reparar esse prejuízo, sejam eles financeiros ou morais.

Essa obrigação pode levar a dois grandes tipos de perdas: despesas com a defesa no processo e gastos com o pagamento de indenização ao cliente prejudicado.

 

A importância do Seguro RC Profissional (E&O)

Existe um produto específico no mercado segurador para cobrir os profissionais de erros durante suas atividades. Trata- se do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Vale ressaltar que não existe garantia de contratação para todos os profissionais, pois existem casos de riscos bastante delicados para E&O. Mas, com uma análise aprofundada, conseguimos sim colocação.

Além disso, as coberturas podem variar de acordo com a profissão exercida. Separamos alguns dos serviços pra que você conheça melhor:

Custos de Defesa: Inclui honorários advocatícios e periciais, custas judiciais e outras despesas decorrentes exclusivamente de defesa ou recursos, desde que a reclamação seja por ato danoso coberto na apólice;

Lucros cessantes: Fornece cobertura para os lucros que o terceiro deixar de receber devido a paralisação de suas atividades, desde que decorrentes de atos danosos;

Dano moral: Ofensa à honra, à profissão, ao nome ou à imagem, gerando perdas financeiras indiretas e não contabilizáveis;

Difamação, calúnia e injúria: Desde que cometidos de forma involuntária na execução dos serviços profissionais.

São vários os riscos relacionados à Responsabilidade Civil, seja na lista das profissões emergentes ou não. Por isso, é importante olhar caso a caso, entender a necessidade da profissão e contratar um seguro que deixe a operação e o próprio profissional mais tranquilo.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME