Três seguros essenciais para a proteção das indústrias

29 de setembro de 2022

Atualmente, existem diferentes coberturas de seguros para a proteção das indústrias. Além dos serviços direcionados para casos de roubo, incêndio, explosões, e assim por diante, é fundamental que as organizações deste setor considerem outros produtos para ampliar a segurança.

Pensando nisso, separamos alguns dos seguros mais contratados pelas indústrias brasileiras.

Os principais seguros para as indústrias

Seguro cibernético

Com a presença cada vez maior da tecnologia nas operações industriais, as invasões cibernéticas passam a ser um risco crescente neste setor. Se considerar somente o ransomware, um tipo de malware que bloqueia os sistemas ou arquivos pessoais e exige pagamento de resgate, o Brasil já ultrapassou 9 milhões de casos apenas no primeiro semestre de 2022.

Por isso, este produto é interessante para indústrias que lidam com informações de clientes, fornecedores ou até mesmo dados sigilosos da própria empresa. Além disso, o serviço pode ser uma camada adicional de proteção nas organizações em que os funcionários estejam trabalhando de forma remota, o que aumenta a possibilidade de invasões digitais.

O seguro cibernético, também conhecido como Cyber Risk, é um produto que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo incidentes provocados por erros internos na companhia.

Seguro de Responsabilidade Civil Geral

O seguro de Responsabilidade Civil Geral tem como objetivo proteger a indústria em caso de acidentes ocorridos dentro de suas dependências.

Mesmo havendo necessidade desta contratação, muitas empresas dispensam o seguro RC pela ausência de experiências negativas. Porém, um acidente de trabalho durante as operações pode causar ferimentos nos próprios funcionários ou até mesmo em pessoas de fora da organização.

Portanto, para as indústrias que costumam trabalhar com prestadores de serviços externos, a cobertura para terceiros pode ser uma boa opção.

Seguro Patrimonial

Como vimos no início do artigo, garantir a proteção para situações de incêndio, explosões ou queda de raios, também é fundamental. Esses eventos de grandes proporções podem prejudicar não só o estabelecimento, como a continuidade das operações.

Além das coberturas básicas, o seguro patrimonial oferece assistências complementares de acordo com o tipo de contratação. Com um seguro It’sSeg, sua indústria pode ter inspeção nos locais sem cobrança adicional com uma equipe de engenharia própria, além de assistência 24 horas em casos de sinistro.

Quem pode contratar?

Qualquer indústria possui necessidades específicas, porém em todas elas a segurança é fundamental para evitar incidentes e prejuízos a longo prazo.

Por isso, independentemente do segmento, seja uma empresa têxtil, agrícola, alimentícia, metalúrgica, entre outras, qualquer organização do ramo industrial pode cotar um seguro.

Vale lembrar que quando falamos em seguro para riscos industriais, é importante ter em mente que, embora a seguradora seja responsável por indenizar o cliente, o segurado também deve cumprir com as exigências.

Isso significa que além de contratar este serviço, é preciso investir em um plano de gerenciamento de riscos, estabelecer diretrizes e identificar situações de perigo.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME