Setembro Vermelho: Dia Mundial do Coração

01 de setembro de 2016

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O mês é dedicado a um dos nossos melhores amigos, que trabalha ao nosso favor durante a vida inteira. Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, que nos mantêm pulsantes, vivos.

Tamanho não é documento

O coração é consideravelmente pequeno, mas sua importância é enorme. Ele tem o tamanho de um punho fechado e bate de 60 a 100 vezes por minuto, pulsando sangue para o corpo inteiro. Ou seja, o coração de uma pessoa que vive, em média, 70 anos bate mais de 2,5 bilhões de vezes e bombeia aproximadamente 250 milhões de litros de sangue!

Dá até palpitação

Todos têm medo das complicações cardíacas, mas pouco fazem para evitá-las. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), estima-se que 950 pessoas morrem por dia devido a problemas no coração. No ano de 2015 o cardiômetro, uma ferramenta eletrônica criada pela SBC para mostrar quantas pessoas são vítimas de doenças cardiovasculares, registrou 346.896 mortes. E o ano de 2016 já conta com 226.638 mortes.

Cuide da sua saúde. Seu coração agradece!

Mantenha um bom plano alimentar, para evitar o risco de diabetes: essa doença pode levar a complicações cardíacas. Tenha uma alimentação rica em cereais integrais, vegetais e frutas, pois são ricos em fibras e vitaminas, que aumentam a absorção e eliminação da gordura e dão mais disposição.

A hipertensão é a grande causa de problemas cardíacos e sua incidência aumenta com a idade, então, evite consumir sal e gorduras.

Mexa-se! Exercícios contribuem para o controle da pressão arterial e mantêm ossos, músculos e articulações saudáveis.

Respire fundo! Evite o estresse, nervosismo e ansiedade.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME