Usuários de planos de saúde se preocupam mais com o bem-estar

26 de março de 2018

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No início de 2017, a ANS publicou o Vigitel Brasil, um estudo realizado em parceria com o Ministério da Saúde. A pesquisa existe desde 2006, mas só a partir de 2008, com a ajuda da agência, ela passou a analisar separadamente os beneficiários dos planos de saúde. Cruzando os dados dos dois levantamentos, é possível notar algumas diferenças entre eles.

Quando analisamos apenas os dados de beneficiários de planos de saúde, vemos que há um engajamento maior na busca por uma vida mais saudável: 42,3% dos entrevistados, por exemplo, praticam atividade física no tempo livre, contra 37,6% do levantamento geral.

Beneficiários de planos de saúde:
51,5% dos homens praticam atividade física no tempo livre
35% das mulheres praticam atividade física no tempo livre

Na comparação entre os dois estudos, os usuários de planos de saúde também consomem menos carne com gordura (27,8% a 32%) e bebem menos refrigerante (14,7% contra 16,5%).

No quesito obesidade, o levantamento com os usuários de planos de saúde indica uma menor incidência da doença (17,7% contra 18,9%). A diferença, no entanto, é mínima quando analisamos os indivíduos que estão com sobrepeso (53,7% contra 53,8%).

Beneficiários de planos de saúde:
61,3% dos homens estão com sobrepeso
47,7% das mulheres estão com sobrepeso

Com relação ao tabagismo, enquanto 10,2% dos brasileiros em geral se consideram fumantes, no universo dos planos de saúde esse número cai para 7,3%. O número de fumantes passivos no segundo grupo também é menor (6,3% contra 7,3%).

Beneficiários de planos de saúde:
9% dos homens são fumantes
6% das mulheres são fumantes

Consumo de álcool preocupa

Analisando as duas pesquisas, nota-se que o estudo com os usuários de planos de saúde indica um maior consumo de álcool de forma abusiva (20,4% contra 19,1% do levantamento anterior). Eles também são maioria quando o assunto é conduzir um veículo motorizado após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica (10,1% a 7,3%).

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME