Como funciona a Validação Prévia de Procedimentos dos planos de saúde?

24 de agosto de 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Você já precisou passar por algum procedimento, mas teve que aguardar a aprovação do plano de saúde para que ele fosse realizado? Este processo é chamado de VPP (Validação Prévia de Procedimentos).

A VPP nada mais é do que o prazo para autorização de determinados serviços médicos por parte do convênio. Para isso, o beneficiário deve informar ao hospital, clínica ou laboratório qual o procedimento a ser realizado. Assim, a instituição ficará encarregada de comunicar a operadora, que fará a validação.

Pra que serve a Validação Prévia de Procedimentos?

Esse período é o tempo que os peritos levam para estudar o caso do paciente e evitar que sejam autorizados procedimentos irregulares ou contraindicados. Além disso, enquanto o beneficiário aguarda a validação, os especialistas fazem uma cotação dos valores a serem pagos com base nos praticados pelo mercado. Isso evita o superfaturamento de materiais e, consequentemente, a falta de recursos do convênio para outros procedimentos.

Para cada procedimento existe um especialista no assunto para avaliar. Por exemplo, no caso de autorizações para procedimentos cardiológicos, um médico cardiologista irá analisar e validar a solicitação. Esses profissionais, além de trabalharem na operadora, continuam exercendo a parte assistencial, mantendo-se atualizados do que acontece no setor da saúde.

É necessário solicitar a VPP para atendimentos de Urgência ou Emergência?

Em casos de urgência e emergência não é necessário solicitar Validação Prévia, a menos que o atendimento no pronto-socorro evolua para Internação Hospitalar. Sendo assim, o próprio hospital referenciado fica encarregado de solicitá-la.

Prazos de Validação Prévia de Procedimentos

Os peritos devem seguir os prazos estipulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo eles:

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas • Até 03 dias úteis

Demais serviços de diagnóstico • Até 10 dias úteis

Terapia em regime ambulatorial • Até 10 dias úteis

Procedimentos de alta complexidade (PAC) • Até 21 dias úteis

Atendimento em regime de hospital-dia • Até 10 dias úteis

Atendimento em regime de internação eletiva • Até 21 dias úteis

Quais documentos são necessários para solicitar a Validação Prévia de Procedimentos?

De acordo com o serviço a ser utilizado, existem diferentes exigências em relação aos documentos obrigatórios. A instituição deverá informar os procedimentos que serão realizados pelo beneficiário e preencher um formulário com todos os dados de um relatório médico (CID, Tempo Existência da Doença, Início dos Primeiros Sintomas).

O que pode atrasar a liberação da VPP?

Falta de cobertura do procedimento pelo Rol da ANS, condição do segurado em desacordo com a Diretriz de Utilização (DUT) e pendência das documentações que permitam avaliar a pertinência do procedimento solicitado.

Como saber se meu procedimento foi liberado?

Cada operadora possui uma forma, mas geralmente o acompanhamento da liberação é disponibilizado pelo portal ou aplicativo do plano de saúde do beneficiário.

Em geral, as operadoras costumam receber um número elevado de pedidos de VPP. Mas, na maioria dos casos, as validações ocorrem antes mesmo do limite dos prazos estipulados pela ANS.

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