Programas de saúde, incentivo educacional, previdência privada: os benefícios mais desejados de 2025

29 de janeiro de 2025

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Todos os anos, o Guia Salarial da Robert Half traz um panorama das tendências que vão impactar o mercado de trabalho brasileiro. Na edição de 2025, o relatório analisou a opinião de 500 gestores e 1.000 profissionais de diversas áreas. A seguir, confira os principais insights.

Benefícios não financeiros

O Guia Salarial 2025 revela a importância de olhar para incentivos que vão além da remuneração. Para as empresas, investir em programas de redução de estresse pode ser um ótimo começo – 64% dos participantes gostariam de contar com esse benefício.

Outros incentivos também se destacam, como descontos para funcionários (59%), dias extras de folga (55%), atividades físicas no escritório (51%) e creche no local de trabalho (44%).

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Investir em capacitação também é um grande diferencial. Além de elevar a moral da equipe e fortalecer o engajamento, essa iniciativa atrai talentos que buscam crescimento na carreira.

Entre as opções mais valorizadas, o job rotation (rotação de tarefas) se destaca para 50% dos pesquisados. Já os programas externos de aprendizado (61%) e programas de estudos em meio período (60%) lideram a lista quando o assunto é desenvolvimento profissional.

Leia também 

Benefícios financeiros

Vantagens como vale-transporte e vale-refeição são amplamente conhecidos pelos trabalhadores. No entanto, outros incentivos podem ter um impacto ainda maior na rotina dos funcionários.

Para empresas que operam presencialmente, oferecer auxílio combustível ou auxílio mobilidade são alternativas atrativas – 53% e 45% dos profissionais entrevistados, respectivamente, demonstraram interesse nesses benefícios.

No trabalho remoto, muitos profissionais gostariam de receber suporte financeiro para montar seus espaços de trabalho (54%) e para ajudar com despesas como internet e energia elétrica (55%).

Além disso, incentivo educacional (61%) e bônus acordado (56%) também estão entre as vantagens mais desejadas.

Seguros e previdência privada

A previdência privada é um benefício altamente valorizado, que auxilia na construção de um futuro financeiro estável. Na pesquisa, 45% dos respondentes gostariam de ter.

Seguro de vida (37%), saúde pet (53%), e seguro de invalidez (47%) também estão entre os mais requisitados.

Planos de saúde e planos odontológicos apresentaram similaridades no levantamento: 54% das empresas afirmaram que já oferecem ambos os benefícios; em contrapartida, 38% dos profissionais responderam que gostariam de recebê-los.

O futuro dos benefícios

A competição por talentos exige que as empresas ofereçam benefícios cada vez mais personalizados e alinhados às necessidades dos colaboradores. O Guia Salarial 2025 da Robert Half demonstra que os profissionais valorizam não apenas a remuneração, mas também oportunidades de crescimento, bem-estar e flexibilidade. As organizações que souberem adaptar seus pacotes a essa nova realidade terão uma vantagem significativa.

ARTIGOS RELACIONADOS
Open Insurance e Previdência Privada: o que muda para a gestão de benefícios corporativos

Open Insurance e Previdência Privada: o que muda para a gestão de benefícios corporativos

A evolução do Open Insurance representa um avanço estrutural para a Previdência Privada e traz implicações diretas para lideranças de RH e benefícios. Ao ampliar a transparência, padronizar informações e facilitar a portabilidade, o modelo fortalece a governança dos planos e eleva o nível de decisão sobre um dos benefícios mais estratégicos da jornada do colaborador. 

O que os dados da ANS no 3º tri de 2025 revelam para os custos de saúde das empresas 

O que os dados da ANS no 3º tri de 2025 revelam para os custos de saúde das empresas 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados econômico-financeiros do setor referentes ao 3º trimestre de 2025.  

Os números indicam melhora consistente nos resultados das operadoras, com crescimento de receitas, lucro líquido em patamar recorde e redução da sinistralidade – sinais relevantes para empresas que buscam previsibilidade, sustentabilidade e melhor governança dos custos em saúde. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME