Navio com destino ao Rio de Janeiro perde 99 contêineres durante tempestade

04 de setembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma tempestade na costa de Richards Bay, África do Sul, fez com que 99 contêineres do navio CMA CGM Belém caíssem no mar.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (SAMSA) informou que o navio procurou refúgio na baía de Maputo. Porém, após uma reavaliação, a decisão foi de redirecionar o cargueiro para Qheberha.

De acordo com a SAMSA, o navio deveria chegar ao Porto de Ngqura no dia seguinte ao ocorrido, pois o local tem capacidade para acolher transportes maiores. Dessa forma, além de proteger as mercadorias, as cargas poderiam ser ajustadas para o resto da jornada.

A SAMSA permitiu a partida do navio, mas as buscas pelos contêineres permaneceram ativas. A autoridade pede que as embarcações que atravessarem a área oceânica se mantenham atentas caso avistem algum dos contentores.

A empresa assegurou que não houve ferimentos à tripulação a bordo do navio e até o momento não há relatos de poluição ambiental como consequência do incidente.

Como funciona o Seguro de Cargas no transporte marítimo?

A ocorrência com o CMA CGM é mais um incidente que reforça a importância do seguro. Este produto é destinado, especialmente, para cargas transportadas no modal marítimo em embarcações aptas e em boas condições de navegabilidade.

Ao contratar este seguro, existe a garantia de que caso ocorra algum acidente ou danos aos produtos transportados, a seguradora irá indenizar o prejuízo de acordo com as coberturas estipuladas na apólice.

O seguro de cargas cobre as mercadorias transportadas contra uma série de riscos aos quais estão expostas:

  • Danos causados por eventos naturais;
  • Acidentes e avarias;
  • Operações de carga e descarga;
  • Quedas, molhadura, incêndio e explosão;
  • Roubo ou extravio;
  • Despesas de avaria grossa, perdas de contêineres, entre outros.

*Os serviços são contratados conforme as coberturas básicas restritas ou amplas, coberturas adicionais para classificação de navios e cláusula de contêineres.

É importante ter em mente que o seguro de cargas no transporte marítimo se relaciona, exclusivamente, à indenização das perdas dos bens transportados na embarcação.

Leia também: Transporte Marítimo: Embarcadores devem estar atentos às zonas de guerra

Existem dois tipos de apólices no Seguro de Cargas

A apólice mensal, denominada de averbação ou anual ajustável, também conhecida como apólice aberta, é caracterizada por uma contratação que cobrirá todas as viagens. Neste caso, o seguro é contratado por um período de tempo, podendo ser anual ou plurianual.

Sendo assim, todos os transportes marítimos que a empresa fizer ficam segurados. É ideal para empresas que fazem vários transportes em pouco tempo.

Já na apólice avulsa, também chamada de apólice de embarque único, o seguro é contratado para cobrir apenas uma viagem. Ela é indicada para empresas que fazem poucos embarques marítimos e precisam contratar o seguro apenas em casos esporádicos.

Conte com a nossa equipe especializada! Envie uma mensagem e vamos encontrar o produto adequado para o tipo de necessidade do seu negócio.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME