7 dicas de cibersegurança para consultores

26 de outubro de 2023

Independentemente se você faz parte de uma empresa de consultoria ou atua como consultor autônomo, ser vítima de um ataque cibernético coloca em risco não apenas os seus clientes como a sua credibilidade.

Como consequência de um ciberataque, os clientes podem se perguntar: Se você não consegue lidar adequadamente com a sua segurança virtual, conseguirá dar suporte aos meus negócios?

Por isso, é fundamental adotar medidas para prevenir essas violações, bem como as organizações também devem se preparar para essas ocorrências.

 

Por que as consultorias são alvo de ataques cibernéticos?

Uma série de informações pessoais estão envolvidas

Empresas de consultoria geralmente são mais rentáveis ​​para um cibercriminoso. Se os dados desse tipo de corporação forem violados, existe uma boa possibilidade de que as informações dos clientes também sejam roubadas.

É possível que a sua empresa tenha menos probabilidade de ter uma forte segurança cibernética

A menos que sejam consultorias financeiras, a segurança cibernética raramente é vista como prioridade nessas organizações (e muitos cibercriminosos sabem disso).

É mais provável que você pague e siga em frente

Em vez de encontrar alguém para responder a um ataque de ransomware, por exemplo, as empresas de consultoria normalmente pagam o resgate e seguem com seus negócios, devido aos prazos e demandas dos clientes.

 

No radar dos criminosos: Por que diversas empresas continuam vivenciando ataques cibernéticos?

 

Por que escolher a cibersegurança?

A sua reputação é importante

Empresas de consultoria têm mais a perder do que alguns outros tipos de companhias, afinal, o seu negócio depende dos seus relacionamentos – ou seja, os riscos podem ser maiores para você.

Um ataque cibernético é perturbador

Pense nisso: se você é um consultor independente que ligou seu laptop e foi recebido por um pedido de resgate, seu trabalho foi interrompido. Seu computador é seu escritório!

Além disso, se você transmitir um vírus aos sistemas de seus clientes, passará parte do dia fazendo ligações que ninguém deseja fazer.

Passos simples fazem a diferença

No final das contas, a segurança cibernética não é necessariamente tão complicada. Você pode melhorar suas defesas de forma relativamente rápida.

 

Dicas para ajudar a sua segurança cibernética como consultor

Tenha uma senha diferente para cada projeto de cliente

Em geral, o login, o cartão de crédito comercial, o seu computador e todas as ferramentas que você usa para seus serviços de consultoria devem ter senhas diferentes.

Use senhas fortes

Já somos todos veteranos nisso, certo? Embora seja tentador ser inteligente com suas senhas, você deve ir além da inteligência e incluir números e caracteres especiais. Altere suas senhas mais de uma vez por ano e evite usar seu aniversário.

Não utilize wi-fi público

Se você trabalha em uma cafeteria local ou coworking, por exemplo, proteja suas senhas e seus negócios usando uma VPN (rede virtual privada) e acessando apenas páginas HTTPS.

Lembre-se: Se você está conectado a uma rede pública, não é o momento de pagar contas ou verificar seu saldo bancário.

Mantenha computador e celular atualizados

Sim, as atualizações podem ser irritantes, mas elas também são sua primeira linha de defesa. Crie uma rotina para verificar se há atualizações, ou deixe seu computador alertá-lo quando houver updates disponíveis. Exclua softwares não utilizados e mantenha seu smartphone com antivírus.

Bloqueie seu computador e celular

Se você for roubado ou furtado, por que facilitar o acesso aos seus arquivos? Coloque um padrão de desbloqueio forte (senha, PIN, desenho etc.).

Faça backup dos seus dados

Se alguém realmente roubar seu computador, você voltará a trabalhar mais rápido se tiver feito backup de seus dados. Isso também ajuda se você precisar formatar seu computador por causa de vírus.

Seja esperto com e-mails

Não clique nos anexos até reconhecer o e-mail completo do remetente. Isso lhe poupará uma possível dor de cabeça.

Atualize suas senhas de e-mail com mais frequência do que outras senhas. Tenha antivírus para caso alguém lhe envie um link/arquivo suspeito.

E se você receber uma mensagem de uma empresa cujo nome você não reconhece, primeiro entre em contato com a organização para verificar sua identidade.

Esperamos que essas dicas de segurança cibernética tenham lhe dado algumas ideias sobre como ajudar a proteger seu negócio de consultoria. Um conselho adicional é considerar o seguro cibernético. Ele pode ajudá-lo a se recuperar de um ciberataque, incluindo a restauração de dados perdidos.

Artigo original publicado em Acrisure Insights.
Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME