Lei cria certificação para empresas que promovem saúde mental aos colaboradores

04 de abril de 2024

Está oficialmente em vigor a Lei 14.831, de 2024, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Essa honraria será dada pelo Governo Federal às organizações que adotarem critérios para promoção de bem-estar aos seus colaboradores. A medida teve origem no ano passado, com o PL 4.358/2023. 

O certificado será concedido por comissão nomeada pelo Ministério da Saúde, que deverá fiscalizar se as práticas desenvolvidas pela empresa estão alinhadas com as diretrizes.

Quais são as diretrizes para obter a certificação?

As organizações devem desenvolver ações e políticas que efetivamente promovam a saúde mental para os trabalhadores. Entre essas medidas, o Governo Federal cita:

  • Implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;
  • Oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;
  • Promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e de treinamentos;
  • Promoção da conscientização direcionada à saúde mental da mulher;
  • Capacitação de lideranças;
  • Realização de treinamentos específicos que abordem temas de saúde mental de maior interesse dos trabalhadores;
  • Combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas;
  • Avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes.

4 iniciativas de saúde mental para desenvolver nas empresas

A empresa também deverá implementar ações de bem-estar

  • Promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável;
  • Incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;
  • Incentivo à prática de atividades físicas e de lazer;
  • Incentivo à alimentação saudável;
  • Incentivo à interação saudável no ambiente de trabalho;
  • Incentivo à comunicação integrativa.

O certificado terá validade de dois anos 

Segundo a lei, será necessária nova avaliação para a concessão de mais prazo. O descumprimento das diretrizes poderá resultar na revogação da certificação.

Para manter o certificado, a empresa deverá fazer uma espécie de “prestação de contas” e atuar com transparência. Assim, terá que divulgar regularmente as ações e políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus funcionários nos meios de comunicação utilizados pela empresa. Deverão manter, ainda, um canal para receber sugestões e avaliações.

Confira a notícia completa.

O papel das empresas no incentivo à saúde dos colaboradores

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME