Diabetes

14 de novembro de 2016

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

É provável que você conheça pelo menos uma pessoa que tenha diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 422 milhões de pessoas pelo mundo apresentem a doença e que a cada ano esse número aumente em sete milhões, já sendo considerada uma epidemia

Afinal, o que é Diabetes?

Talvez você nem saiba como ela afeta nosso organismo, então vamos a uma pequena explicação: diabetes é uma síndrome metabólica que interfere na capacidade do corpo produzir a insulina, hormônio que transforma o açúcar em energia.

Tipos de Diabetes

Pré – diabetes: ainda não é a doença, mas indica que a pessoa tem potencial para desenvolvê-la. Diabetes. Tipo 1: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina. Diabetes tipo 2: o organismo apresenta uma diminuição na produção de insulina ou torna-se resistente a ela. Diabetes Gestacional: durante a gestação o organismo fica ainda mais resistente à ação da insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue.

Sintomas

Os mais comuns são: boca seca, retinopatia (visão embaçada), sede constante, fome frequente, perda de peso, aumento da glicemia, dificuldade na cicatrização, infecções frequentes, formigamento dos pés, complicações renais e vasculares. Para controlá-la não tem segredo. Não existe fórmula secreta! A prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais, tanto para a prevenção, quanto para o controle da doença, principalmente se você já tenha antecedentes familiares. Evite açúcar e carboidratos simples, eles possuem alto índice glicêmico. Evite também gorduras e alimentos industrializados. Opte pelas frutas e verduras. Suas atitudes de agora refletirão em um futuro muito mais saudável.

Para controlá-la não tem segredo

Não existe fórmula secreta! A prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais, tanto para a prevenção, quanto para o controle da doença, principalmente se você já tenha antecedentes familiares. Evite açúcar e carboidratos simples, eles possuem alto índice glicêmico. Evite também gorduras e alimentos industrializados. Opte pelas frutas e verduras. Suas atitudes de agora refletirão em um futuro muito mais saudável.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME