Diabetes

14 de novembro de 2016

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

É provável que você conheça pelo menos uma pessoa que tenha diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 422 milhões de pessoas pelo mundo apresentem a doença e que a cada ano esse número aumente em sete milhões, já sendo considerada uma epidemia

Afinal, o que é Diabetes?

Talvez você nem saiba como ela afeta nosso organismo, então vamos a uma pequena explicação: diabetes é uma síndrome metabólica que interfere na capacidade do corpo produzir a insulina, hormônio que transforma o açúcar em energia.

Tipos de Diabetes

Pré – diabetes: ainda não é a doença, mas indica que a pessoa tem potencial para desenvolvê-la. Diabetes. Tipo 1: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina. Diabetes tipo 2: o organismo apresenta uma diminuição na produção de insulina ou torna-se resistente a ela. Diabetes Gestacional: durante a gestação o organismo fica ainda mais resistente à ação da insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue.

Sintomas

Os mais comuns são: boca seca, retinopatia (visão embaçada), sede constante, fome frequente, perda de peso, aumento da glicemia, dificuldade na cicatrização, infecções frequentes, formigamento dos pés, complicações renais e vasculares. Para controlá-la não tem segredo. Não existe fórmula secreta! A prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais, tanto para a prevenção, quanto para o controle da doença, principalmente se você já tenha antecedentes familiares. Evite açúcar e carboidratos simples, eles possuem alto índice glicêmico. Evite também gorduras e alimentos industrializados. Opte pelas frutas e verduras. Suas atitudes de agora refletirão em um futuro muito mais saudável.

Para controlá-la não tem segredo

Não existe fórmula secreta! A prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais, tanto para a prevenção, quanto para o controle da doença, principalmente se você já tenha antecedentes familiares. Evite açúcar e carboidratos simples, eles possuem alto índice glicêmico. Evite também gorduras e alimentos industrializados. Opte pelas frutas e verduras. Suas atitudes de agora refletirão em um futuro muito mais saudável.

ARTIGOS RELACIONADOS
Como as vacinas realmente funcionam?

Como as vacinas realmente funcionam?

Vacinas são desenvolvidas de diferentes formas, depois de identificado qual o antígeno. O importante é que o imunizante não cause a doença.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME