ANS uniformiza processo de reembolso

03 de março de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Os contratos firmados com as operadoras de saúde têm como objetivo principal a assistência à saúde, que ocorre mediante pagamento direto ao prestador ou por meio de reembolso, que embora comumente utilizado, não possui uma regulamentação específica.

Para uniformizar a atuação nos processos administrativos e evitar infrações relacionados à prática do reembolso, na última semana, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pela Diretoria de Fiscalização (DIFIS), publicou o Entendimento DIFIS nº8.

O documento discorre sobre as demandas relacionadas ao reembolso, se estas são de origem assistencial ou não, se sua tipificação está relacionada ao artigo 77 ou 78 da Resolução Normativa (RN) nº 24/06, entre outras situações de conflito recorrentes observadas pelo órgão regulador. Em 25 de janeiro de 2016, a DIFIS, por meio da Instrução Normativa (IN) nº 12, instituiu os “Entendimentos” como o instrumento oficial para a padronização dos processos em vigor nas atividades de fiscalização.

Clique aqui e acesse o Entendimento DIFIS nº8 completo.

ARTIGOS RELACIONADOS
Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

A partir da sanção da Lei nº 15.222/2025, em 29 de setembro, o período de internação da mãe ou do recém-nascido não será mais descontado da licença-maternidade. Agora, em casos de hospitalização superior a 14 dias, o início da contagem dos 120 dias de afastamento passa a valer apenas após a alta hospitalar, considerando a data mais tardia entre mãe e bebê.  

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME