É sabido que quando se trata de atrair e reter talentos, o pacote de benefícios é tão importante quanto o salário. Mas montar um pacote atrativo e diferenciado, sem prejudicar o fluxo de caixa, sempre foi um desafio. E depois de tantas mudanças no ambiente de trabalho desde que eclodiu a pandemia, essa tarefa tornou-se ainda mais complexa.
De acordo com o Guia Salarial 2022 da Robert Half, que está em sua 14ª edição, 82% das empresas fizeram alguma mudança no pacote de benefícios por conta da pandemia, adicionando novos, removendo alguns ou melhorando outros.
Acompanhe os destaques da pesquisa:
Tendências em Benefícios para 2022
Antes da pandemia, o home office costumava integrar o pacote de benefícios de algumas empresas. Contudo, a consolidação do modelo híbrido para as áreas que permitem tal flexibilidade mudou a visão dos trabalhadores em relação ao trabalho remoto.
O estudo da Robert Half aponta que 8 em cada 10 profissionais veem o home office como uma forma de trabalhar, e não como um benefício. Cerca de 40% dos profissionais que participaram da pesquisa afirmam que procurariam um novo emprego se a empresa não permitisse trabalho remoto.
A taxa de trabalhadores que preferem trabalhar mais dias em casa do que no escritório é de 63%. Com isso, horas de trabalho flexíveis e medidas de desempenho baseadas na realização dos objetivos são cada vez mais valorizadas entre os profissionais.
Para além da forma de trabalhar…
O desejo por flexibilidade não se detém à forma de trabalhar. A possibilidade de escolher os benefícios de acordo com suas necessidades é almejada por 93% dos profissionais consultados pela Robert Half.
Dentro das vantagens mais buscadas pelos profissionais, segundo o Guia Salarial 2022, estão: assistência médica, vale alimentação, vale refeição e previdência privada. Já entre os benefícios mais oferecidos pelas organizações, encontram-se: assistência médica, assistência odontológica, vale refeição e estacionamento.
Daí a importância de avaliar se as necessidades e expectativas dos funcionários de sua empresa estão de acordo com o pacote a ser oferecido.
Neste momento de retomada, é hora de olhar para dentro e estar atento às suas políticas de benefícios para, assim, atrair e reter os melhores talentos. Como chutamos a bola em 2021, entramos na era da personalização. E sairá na frente quem souber se adaptar.