Ao pulsar, o coração contrai e bombeia sangue pelas artérias, criando uma pressão elevada sobre elas. O aumento excessivo dessa pulsação é caracterizado como hipertensão, também conhecida como pressão alta.
O que é?
A hipertensão é uma doença crônica, que deve ser controlada para não desencadear problemas de saúde mais graves como infarto, derrame, insuficiência cardíaca e problemas oftalmológicos. A média ideal da pressão arterial de uma pessoa adulta, sadia e descansada é de “12 por 8”. Já para quem é hipertenso, esse número fica em torno de “14 por 9” ou mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada três adultos em todo o mundo sofre de hipertensão, sendo que a doença é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais.
Prevenir é sempre o melhor remédio
A hipertensão pode ser gerada por hábitos inadequados, como o uso excessivo de sal e a ingestão de bebidas alcoólicas, além da obesidade, sedentarismo e tabagismo. Porém, evitando esses comportamentos e acompanhando a pressão arterial periodicamente, é possível garantir que a doença permaneça longe.
Novos hábitos
Pequenas mudanças no seu dia a dia podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e mantera pressão sob controle: praticar exercícios físicos regularmente, consumir alimentos ricos em fibras, evitar cigarro e álcool, manter uma alimentação balanceada com pouco sal e gordura e ingerir ao menos 2 litros de água por dia.
Além disso tudo, gerencie suas emoções! O estresse é um fator que contribui para o aumento da pressão arterial.