Em 10 de outubro é comemorado o Dia da Saúde Mental. A data foi criada pela Federação Mundial de Saúde Mental e tem como intuito informar e combater o preconceito que envolve esse tema.
Pode ser mais comum do que imaginamos
Quando falamos de saúde mental, não podemos deixar de citar a depressão. De acordo com relatório feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, a doença seria responsável por 9,8% de vida saudavél perdida em todo o mundo. Mas o número de pessoas com depressão aumentou bastante e essa estimativa foi alcançada em 2010. E hoje a doença já atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo todo. Segundo a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), estima-se que, de cada 100 pessoas, 30 sofrem ou podem sofrer algum tipo de problema mental durante a vida.
Além disso, ao menos uma pessoa dentre essas 100 pode desenvolver esquizofrenia. Vícios, anorexia, bulimia, síndrome do pânico, fobias, cleptomania, depressão, estresse, transtorno obsessivo compulsivo, bipolaridade, transtornos sexuais, de personalidade, do sono, são algumas entre tantas outras doenças mentais que, apesar de conhecermos,não damos a devida importância. Mudanças bruscas de personalidade, incapacidade de enfrentar problemas do dia a dia, ansiedadedesmedida, desânimo a ponto de prejudicar as atividades diárias, abuso de drogas ou álcool e insônia recorrente são sinais que precisam ser investigados e tratados de forma adequada. Caso você apresente qualquer um desses sintomas, procure um especialista.
Cuidar da mente também é cuidar da saúde
Os cuidados com a saúde mental se assemelham aos da saúde física. Manter a alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer check-ups regulares são fundamentais para afastar o estresse e outros fatores que possam afetar seu bem-estar. Além disso, dedique-se a atividades prazerosas e passe mais tempo com pessoas queridas. Lembre-se: o equilíbrio da sua saúde mental depende do equilíbrio da sua saúde física, social e emocional. Cuide-se por inteiro!