Se tem uma coisa que 2022 evidenciou foi a importância de uma cultura consistente de bem-estar nas organizações. Com a retomada ao presencial, muitas empresas se adaptaram às novas relações de trabalho, estabelecendo projetos voltados ao colaborador.
Podemos citar, por exemplo, horários mais flexíveis, possibilidade de home office e programas com orientações de uma vida mais saudável. No entanto, ficou claro também que essas ações devem fazer parte de uma proposta ainda maior.
O que é a cultura do bem-estar?
Quando falamos em bem-estar no trabalho, estamos nos referindo ao conforto e acolhimento dentro da companhia. Promover um ambiente leve, autêntico e psicologicamente seguro permite com que os funcionários estejam mais motivados, além de se sentirem à vontade para expor suas opiniões.
Portanto, essa implementação é um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar a experiência do trabalhador. Dessa forma, a organização possibilita que os colaboradores priorizem sua saúde e felicidade.
A cultura de bem-estar da sua empresa é consistente?
Oferecer um ambiente de trabalho agradável e benefícios que se destaquem no mercado é importante. Mas esses diferenciais devem ser revisitados com certa frequência.
Provavelmente você já ouviu casos de funcionários que tinham diversos benefícios à disposição, mas optaram por escolher outra empresa quando tiveram oportunidade. Isso acontece, pois, a cultura de bem-estar engloba vários aspectos: saúde física e mental, perspectiva profissional, políticas de inclusão, clima das equipes, entre outros fatores.
É fundamental que a organização tenha uma visão de cada colaborador. Oferecer programas personalizados faz também com que os trabalhadores se sintam integrados à empresa.
Quais as tendências para 2023?
Um levantamento feito pela Capita, companhia de serviços para RH de Londres, mostrou que o clima de desmotivação é realmente contagioso. “Basta que apenas um colaborador esteja desmotivado para a sensação se espalhar para toda a equipe”.
De acordo com o estudo, a empresa precisa desenvolver projetos nos quais o funcionário sinta que foram desenvolvidos para as ‘dores’ dele. Em outras palavras, é importante que o trabalhador se identifique com as propostas da organização.
“Os colaboradores percebem quando o projeto é algo genuíno da empresa ou quando é fake. Por isso, tanto as ações de bem-estar quanto os benefícios corporativos devem ter consistência”, explica Wallace de Souza, coordenador de promoção de saúde na It’sSeg.
Vale lembrar que as necessidades de cada pessoa mudam com o tempo. Com isso, é importante revisar a polícia de benefícios para garantir que estejam atendendo as demandas da equipe. “Não adianta oferecer home office para um trabalhador que tem a necessidade de estar presencial”, alerta a pesquisa.
Medidas para promover o bem-estar corporativo
Como vimos neste ano, novas tendências da promoção do bem-estar surgiram nas organizações, principalmente voltadas para a saúde mental. Com isso, as estratégias com este foco tendem a se consolidar em 2023.
A empresa também pode promover outras medidas a fim de proporcionar um bem-estar integral para suas equipes, como:
● Mapear as necessidades dos colaboradores com base nas principais necessidades deles;
● Incentivar os feedbacks com mais frequência para entender não só a jornada profissional do trabalhador, mas a rotina pessoal e suas dificuldades;
● Desenvolver as lideranças para que entendam como engajar seus liderados de forma mais eficiente.
Ascensão do trabalho híbrido
Outro destaque está ligado ao próprio home office. A tendência em oferecer a possibilidade de trabalhar remotamente é uma medida crescente não só para o próximo ano.
Além disso, estabelecer uma política de reconhecimento também é interessante. Seja por meio de recompensas financeiras ou até mesmo programas de capacitação e cursos que o colaborador deseja fazer. Lembre-se de que tudo deve fazer sentido para o funcionário.