Quantas horas do seu dia você passa sentado?

21 de março de 2024

Vivemos diferentes estilos de vida: há quem passe boa parte do dia movimentando o corpo; por outro lado, existem aqueles que ficam horas sentados, em um ciclo que pode trazer riscos à saúde.

Mas se você já sentiu dores nas costas, em decorrência da má postura ou por passar bastante tempo sentado, saiba que você não está sozinho. De acordo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população já teve este desconforto. Aliás, segundo o levantamento, somente a dor de cabeça supera a dor lombar.

 

Quais são os problemas de ficar muito tempo sentado?

Este hábito pode prejudicar a circulação sanguínea, a saúde mental e, principalmente, trazer problemas para a coluna. A fisioterapeuta da It’sSeg, Arlete Arnaldo, comenta que além de movimentar o corpo durante o dia, é importante manter a postura adequada quando estiver sentado.

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça, por exemplo, descompensa o peso do nosso corpo, resultando em má postura e possível compressão do nervo ciático. Se fizer isso vez ou outra, é provável que não sinta incômodo. Mas quando isso acontece de forma recorrente, você colabora para o aparecimento de dores crônicas na lombar e nas costas”, afirma.

A profissional explica, ainda, que a pressão constante nesta região pode reduzir o suprimento sanguíneo e de oxigênio na área, ocasionando formigamento nos membros inferiores e nádegas. Além disso, aumenta o risco de escoliose.

O mesmo acontece quando sentamos “de qualquer jeito”. “Nós não conseguimos manter a postura certa durante o tempo todo, mas precisamos entender a importância da consciência corporal, ou seja, saber identificar quando estamos com a postura errada e, assim, corrigi-la”, aponta a fisioterapeuta.

 

Preciso passar muito tempo sentado por conta do meu trabalho, e agora?

Diante disso, Arlete aconselha que sejam feitas pausas no decorrer do dia para se alongar. “Não precisam ser intervalos muito longos, mas é importante criar esse momento na rotina para que o seu corpo não fique sobrecarregado”, observa.

A fisioterapeuta também reforça que a forma como tratamos nossa postura fora do trabalho também colabora para o surgimento de desconfortos na coluna.

“Eu vejo pessoas comentando que sentem dores porque precisam passar muito tempo sentadas no trabalho. Mas, por exemplo, se você está em casa jogando videogame, largado no sofá, ou então se você costuma dirigir com o banco do carro muito reclinado, acaba contribuindo para o surgimento de dores”, salienta.

 

É importante que haja consciência corporal dentro e fora do trabalho

Quando você está com dor, é provável que fique com a produtividade reduzida. Por consequência, seu rendimento e vitalidade também diminuem. Esse ciclo impacta em todos os aspectos da vida.

“É importante tomar cuidado para que os hábitos do seu lazer não interfiram no trabalho, e vice-versa. Às vezes a gente traz dores e incômodos para o trabalho que foram adquiridos por atividades da nossa vida pessoal, como falamos do caso de jogar videogame sentado de qualquer jeito no sofá”, Arlete argumenta.

 

Passar muito tempo sentado também afeta a saúde mental

Com o aparecimento de desconfortos, seja na coluna ou em qualquer outra parte do corpo, é provável que você se sinta estressado ou até mesmo frustrado por estar sentindo dores que habitualmente não tinha antes. Consequentemente, poderá ter irritabilidade, ansiedade, e outras angústias.

“Isso atrapalha o seu cognitivo, o seu desempenho no dia a dia, até mesmo ao executar tarefas mais simples. É importante que você entenda como surgiram essas dores e procure tratá-las junto com um profissional”, esclarece a psicóloga da It’sSeg, Patricia Weisman.

 

Como reduzir os riscos de uma vida sentada?

Comentamos no início do artigo sobre a importância de fazer pausas para se alongar, caso seja uma pessoa que precisa passar muito tempo sentado por conta do trabalho.

“Hoje nós temos na It’sSeg a ginástica laboral justamente por estarmos em um ambiente de escritório. Nós precisamos ter momentos para relaxar o corpo e tirar a tensão em decorrência do tempo que passamos sentados”, Arlete observa.

A fisioterapeuta destaca, ainda, a importância das lideranças terem consciência do bem-estar dos seus times, entendendo a quais riscos eles estão mais expostos.

“Até mesmo a temperatura do ambiente, para pessoas que ficam no ar-condicionado muito tempo, pode afetar a forma como você senta. Se o local estiver muito frio, ficamos propensos a estar mais encolhidos e, por consequência, tencionamos a nossa postura”.

 

Avisos são sempre bem-vindos

Arlete fala também sobre a importância de ter alguém no seu dia a dia para te avisar quando estiver com a postura errada.

“Ter este apoio faz total diferença. Às vezes ficamos tão concentrados naquilo que estamos fazendo, e nem reparamos em como está a nossa postura. Por isso, ter alguém para lembrar de sentar corretamente é muito importante”.

Faça exercícios regulares e semanais. Adquirir uma boa tonicidade muscular, isto é, músculos fortes o suficiente para suportar a falta de atividade por longo período, diminui o risco de dores e lesões.

 

Em caso de desconfortos, procure um especialista

Ao início de qualquer dor, procure um médico para avaliar quais estão sendo as causas. Dessa forma, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado.

“É fundamental não permitir que virem dores crônicas. Além de tirar a sua qualidade de vida, elas podem colaborar para o surgimento de outras patologias”, finaliza a fisioterapeuta.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME