Por que aplicar um questionário de saúde mental no trabalho?

02 de março de 2023

De acordo com levantamento da B2P, os transtornos mentais já são a segunda maior causa de afastamento do trabalho. O relatório aponta também que só entre 2019 e 2020 este número cresceu 23%.

Embora a pandemia tenha intensificado a preocupação das empresas com a saúde mental de seus trabalhadores, o contexto geral já demandava atenção antes mesmo do período de isolamento.

Saúde mental no trabalho

Em 2023, falar sobre saúde mental se tornou de suma importância para as organizações. Devido ao cenário de recuperação da pandemia, muitos profissionais têm se sentido cansados em relação às transformações que ocorreram nos últimos anos.

Segundo pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), 45% dos profissionais de diferentes empresas relatam que a falta de tranquilidade emocional está afetando sua vida profissional. Outro dado mostra que a ansiedade é o transtorno que mais afeta os colaboradores. 

Com isso, muitas organizações buscam estabelecer ações para acompanhar o bem-estar de suas equipes. Uma delas é por meio do questionário de saúde mental. 

O que é o questionário de saúde mental?

Trata-se de uma sequência de perguntas que busca avaliar o equilíbrio emocional dos trabalhadores. Com os resultados obtidos é possível elaborar medidas para promover saúde na empresa, além de entender como a rotina profissional afeta as equipes.

“Muitas companhias fazem esse questionário em setembro (mês de prevenção do suicídio), mas a saúde mental deve ser um assunto a ser tratado o ano todo”,  pontua a psicóloga da It’sSeg, Patrícia Weisman. 

A profissional indica aplicar o questionário a cada 3 meses. “Esse é o período em que, geralmente, ocorrem mudanças significativas nos índices. Mas é importante entender qual a missão da empresa: se desejam fazer uma ação pontual ou tornar o questionário um projeto efetivo”.

Quais perguntas devo incluir no questionário? 

É fundamental ter cuidado na hora de elaborar as perguntas. Elas devem ser feitas por um profissional que entenda de saúde mental.

“Existem temas que podem gerar gatilhos na pessoa, sejam eles positivos ou negativos. Tem assuntos, como suicídio, que é necessária atenção na hora de colocar no questionário”, explica a psicóloga. 

Exemplos de perguntas
  1. Como está seu nível de estresse ultimamente?
  2. Baseado na resposta da primeira pergunta, há quanto tempo tem se sentido assim?
  3. Quando você fez o exame de saúde mental pela última vez?
  4. Existe histórico de transtorno mental em sua família?
  5. Você toma algum medicamento atualmente?
  6. Você já fez ou faz terapia?
  7. Você acha que seu estado de saúde mental tem atrapalhado seu desempenho?
  8. O que a empresa poderia fazer para cuidar da saúde mental dos funcionários?
  9. Você consegue dormir bem, descansar e ter momentos de lazer fora do trabalho?
  10. Existe alguma situação específica no trabalho que tem prejudicado sua saúde mental?
Outros cuidados ao fazer as perguntas

Lembre-se de que o objetivo é fazer uma pesquisa de como está a saúde mental da empresa. Portanto, as respostas devem ser anônimas para que as ações sejam desenvolvidas com base nos principais índices. 

“É importante que o questionário tenha 4 assuntos: sono, alimentação, atividades físicas e o consumo de álcool e drogas. Esses pilares são necessários para entender como está a qualidade de vida de uma determinada pessoa”, explica Patrícia.

A psicóloga também esclarece que o questionário precisa deixar claro que as perguntas levam em consideração a rotina do indivíduo ao longo do último mês. “Há semanas em que a pessoa pode estar mais ansiosa ou ter dormido menos. Portanto, a resposta não pode ter como base uma única semana ou um único dia”, completa.

Como fazer uma análise mais aprofundada? 

Perguntas sobre alguns dados pessoais podem ser inseridos no questionário:

  • gênero
  • raça
  • orientação sexual/identidade de gênero
  • doenças crônicas ou deficiências
  • estado civil
  • renda 
  • departamento na empresa
  • número de filhos/dependentes

Assim você pode fazer um cruzamento entre os dados e as condições de saúde mental para verificar a existência de certos padrões. Dessa forma, é possível segmentar os funcionários em grupos e desenvolver ações mais direcionadas para os principais problemas identificados.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME