2024: Tendências e perspectivas para a gestão de pessoas

21 de dezembro de 2023

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

As novidades para o setor de Recursos Humanos renovam-se a cada momento. Ao longo de 2023, pautas já conhecidas permaneceram na agenda do time de gestão de pessoas. No entanto, novos assuntos também ganharam espaço na rotina corporativa. 

O maior desafio, na verdade, é ficar antenado às mudanças e adaptar a empresa para as perspectivas do mercado. Afinal, organizações que acompanham as tendências têm menos chances de ficarem para trás na atração e retenção dos melhores talentos.

Em 2023, não faltaram pesquisas sobre o trabalho híbrido

Entra ano, sai ano, e os formatos de trabalho seguem em discussão pós-pandemia. Os profissionais estão deixando claro que priorizam oportunidades flexíveis. 

Em 2023, estudos apontaram que boa parte dos funcionários cogitariam deixar seus cargos, caso a companhia onde trabalham retomasse o formato 100% presencial. 

Além disso, as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho não estão de olho apenas em remuneração e estabilidade. Hoje, as pessoas buscam uma ocupação que vá de encontro a seus princípios e estilo de vida.

Promoção do bem-estar integral ainda é desafiador para algumas organizações

Embora esse seja um assunto em alta há algum tempo, é hora de começar a pensar em ações para tirar a pauta do papel. Como proporcionar saúde no trabalho?

Em 2024 podemos esperar um aumento na oferta de benefícios voltados para o bem-estar e medidas efetivas no cotidiano organizacional. Entre as ações possíveis neste aspecto estão a implementação de campanhas voltadas para a saúde física e mental.

O papel das empresas no incentivo à saúde dos colaboradores

Falando em benefícios, os pacotes flexíveis serão os “queridinhos” dos trabalhadores

Parcerias com academias e centros terapêuticos, auxílio para a compra de medicamentos, programas de nutrição, são vários os benefícios que podem fazer parte da atração e retenção de talentos.

A perspectiva é que aquela tradicional oferta de plano de saúde, vale alimentação e transporte, perca espaço para pacotes mais completos que ofereçam uma adequação maior às necessidades do funcionário.

Notas para um RH estratégico: Como construir um pacote atrativo de benefícios

Nunca se falou tanto em Diversidade e Inclusão (D&I)

Segundo levantamento feito pelo Gartner, 69% das empresas mencionam a diversidade e a inclusão como prioridades estratégicas em suas contratações.

No entanto, a mesma pesquisa constatou que nem todas sabem como fazer isso de maneira efetiva, representando uma oportunidade para quem tem esse conhecimento.

A diversidade nas empresas consiste em abrir as portas para pessoas de forma igualitária. Aspectos como a transformação digital, a democratização do acesso à informação e a evolução do pensamento humano estão entre os principais fatores que têm fomentado esse tipo de mudança.

Inclusão é a porta de entrada para os times multigeracionais

Pela primeira vez na história temos 4 gerações trabalhando juntas. É neste cenário que se desenvolve uma caminho único para os RHs – oferecer oportunidade para pessoas de diferentes idades. 

Atualmente vemos organizações abrindo as portas para profissionais que estão ingressando agora no mercado de trabalho, assim como para trabalhadores que não conseguem recolocação por terem mais idade. 

Em maio deste ano, desenvolvemos um artigo em parceria com a Robert Half, mostrando os desafios para o time de gestão de pessoas ao gerenciar times multigeracionais. Organizações que estejam começando a lidar com essa realidade precisam entender que a adaptação não acontece de uma hora pra outra. Mas isso também não pode ser uma desculpa para que as mudanças demorem a acontecer.

Employee Experience é o termo do momento na gestão de pessoas

As empresas modernas entenderam que não basta investir em estratégias para melhorar a experiência do consumidor. É preciso também trabalhar em uma cultura organizacional agradável, produtiva e receptiva o suficiente para que os talentos não migrem para a concorrência.

Em termos simples, Employee Experience é um posicionamento no qual o RH foca esforços e ações para melhorar a experiência do funcionário dentro da empresa. A finalidade é promover melhorias no cotidiano de quem já está inserido na cultura organizacional, proporcionando bem-estar e realização profissional, o que gera impactos diretos em sua produtividade. Isso inclui:

  • Uma política de trabalho flexível;
  • Os ambientes da empresa — físico, tecnológico e cultural;
  • Um escritório cheio de atrativos;
  • O engajamento do funcionário;
  • Um pacote de benefícios cheio de opções atraentes.

Para identificar, além destes conceitos, quais pontos estratégicos o Employee Experience deve trabalhar para manter os profissionais no time da organização, o RH deve analisar e rastrear como pensam e sentem os colaboradores durante cada etapa de contato de sua jornada pela empresa.

Foco na experiência do candidato

O foco na experiência não deve ser limitado aos colaboradores já contratados. O futuro do RH também tende a priorizar a forma como os candidatos são tratados em todo o processo de recrutamento e seleção. 

Com o poder das redes sociais no dia a dia das pessoas, priorizar boas experiências é essencial para manter uma boa reputação no mercado e garantir o fortalecimento da marca. 

As ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas nessa tarefa. Até porque, quanto mais simples, estratégico e justo for um processo de seleção, mais positiva será a experiência do candidato.

McKinsey: Pilares para construir uma força de trabalho mais qualificada

Como se adaptar às tendências do futuro do RH?

Conhecer as tendências de RH que devem impactar o seu trabalho é apenas o primeiro passo para o aprimoramento da sua área. Para realmente aproveitar os benefícios que elas podem trazer, é preciso saber como implementá-las dentro da realidade da sua empresa. Como nem sempre esse trabalho é fácil, muitos gestores acabam desistindo e abrindo mão dessa evolução.

Identifique focos de atenção

Para que as tendências da área possam fazer a diferença no setor de RH, é primordial ter em mente quais aspectos do trabalho precisam de atenção. É nesse momento em que você deve se basear nos dados disponíveis para constatar as suas principais necessidades.

Isso é importante porque servirá como ponto de partida para as melhorias captadas a partir das movimentações que acontecem hoje no segmento. Dessa forma, será possível ter objetividade e não cair em modismos.

Peça o apoio das lideranças

Nenhuma mudança significativa acontece sem o apoio de cada liderança. Isso permitirá que cada setor possa aproveitar toda a inovação trazida pelas tendências, evitando que cada área atue em um ritmo diferente.

Além disso, trazer as lideranças para dentro desse movimento é fundamental para que cada uma possa contribuir com pontos de vistas distintos sobre cada ideia proposta. Ou seja, esse é um processo que pode e deve ser coletivo.

Tenha mente aberta para novas perspectivas

Nem sempre é fácil mudar a forma de trabalhar, especialmente quando as mesmas atividades são realizadas da mesma maneira há muito tempo. Para que isso possa fluir com harmonia, vale a pena investir tempo para interagir diretamente com as equipes e apresentar as ideias de forma contextualizada. 

Fontes: LinkedIn Big Ideas; Sólides; e Feedz

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