23 planos de saúde são suspensos pela ANS

06 de setembro de 2016

A partir da próxima sexta-feira, 9 de setembro, 23 planos de saúde de oito operadoras terão a comercialização suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As punições ocorrerão devido às reclamações relacionadas à cobertura assistencial e são resultado do Programa de Monitoramento de Garantia de Atendimento do órgão.

Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras recebem uma multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil. Caso haja a redução do número de reclamações, as operadoras poderão voltar a comercializar os planos suspensos no próximo ciclo.

O monitoramento tem como foco melhorar a qualidade dos serviços e atendimento prestados pelos planos de saúde do País. As operadoras devem aproveitar esse trabalho da ANS para rever seus processos internos e promover cada vez mais mudanças positivas no atendimento prestado aos seus consumidores. Afinal, é direito dos beneficiários usufruir de todos os serviços que contratou com qualidade e transparência.

Autorizações prévias e coparticipação lideram reclamações

De 01/04 a 30/06/2016, a ANS recebeu 13.571 reclamações. Dessas, 11.445 foram consideradas pelo monitoramento. Reclamações de operadoras que estão em processo de portabilidade de carências ou alienação de carteira não foram consideradas. 92,1% das queixas analisadas foram resolvidas por intermédio da ANS por meio de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

As reclamações estão divididas em: 44,97% de gerenciamento das Ações de Saúde por parte da Operadora (autorizações prévias, franquia, coparticipação e outros); 14.68% de reembolso; 14,11% de prazos máximos para atendimento; 12,17% Rol de Procedimentos e Coberturas (geográfica e assistencial); 10,52% de rede de atendimento (rede conveniada); 2,16% de carência; e 1,39% de doença ou lesão preexistente, cobertura parcial temporária e agravo.

O resultado do Programa no segundo trimestre de 2016 foi:
/ 08 operadoras com planos suspensos
Salutar Saúde Seguradora S/A
Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima
Unimed Norte/Nordeste-Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico
Unimed Rondônia – Cooperativa de Trabalho Médico
Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda
Unihosp Saúde S.A.
Jardim América Saúde LTDA.
Ribeiro & Silva Plano Odontológico LTDA. EPP.
/ 23 planos com comercialização suspensa
/ 167 mil consumidores protegidos
/ 34 planos reativados
/ 6 operadoras com reativação total de planos (29 produtos)
/ 2 operadoras com reativação parcial de planos (5 produtos)

Os beneficiários podem consultar informações do monitoramento por operadora, verificando o histórico das empresas e se alguma delas teve planos suspensos ou reativados. Além disso, para dar mais transparência e possibilitar a comparação pelos consumidores, a ANS disponibiliza ainda um panorama geral com a situação de todas as operadoras.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME