Acidente de trabalho: cuidados com as mãos

07 de julho de 2016

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), 172.199 acidentes de trabalho registrados em 2014 foram relacionados às mãos, punhos e dedos. Um número bastante assustador, dado que esses acidentes estão ligados diretamente ao meio corporativo. Ou seja, todos estamos sujeitos a sofrer ferimentos, fraturas, queimaduras, traumatismo, amputação, luxação, inflamação, entre outros.

Cuidados com as mãos

Qualquer tipo de acidente envolvendo as mãos pode comprometer nosso desempenho profissional e também nossa vida pessoal. Por isso, devemos estar sempre atentos aos riscos que nos rodeiam. Caso você trabalhe com maquinários ou algum tipo de ferramenta cortante, evite o uso de anéis, alianças, pulseiras, relógios ou qualquer outro tipo de acessório que possa prender nas peças. Procure seguir à risca as regras de manuseio dos equipamentos utilizados, conhecer bem os aparelhos antes de utilizá-los é fundamental. Caso seu trabalho exija uma digitação constante ou qualquer outro trabalho que traga uma repetição de movimento, procure fazer pequenas pausas a cada hora para descansar as mãos e punhos. Faça movimentos circulares para exercitá-los, este ato previne a tendinite, uma inflamação no tendão que liga que une o músculo ao osso, entre outros problemas.

ARTIGOS RELACIONADOS
Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME